AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ENTRE 2014 E 2022: ANÁLISE PEDAGÓGICA DOS RESULTADOS À LUZ DOS OBJETIVOS DO PNAIC E DA PNA
Avaliação da alfabetização; SAEB; PNAIC; PNA
A presente proposta de pesquisa tem como foco analisar os resultados da avaliação da alfabetização no Brasil no período entre 2014 e 2022 à luz dos objetivos do PNAIC e da PNA. A investigação será feita por meio da análise dos resultados da avaliação e dos objetivos propostos nas diretrizes de duas políticas públicas voltadas para o fortalecimento da prática da alfabetização no Brasil: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituídas em 2008 e 2019, respectivamente. Problematizamos os efeitos dessas políticas no desempenho evidenciado nos resultados nas avaliações nacionais dentro do recorte temporal estabelecido. Ambas as políticas são de abrangência nacional, mas possuem escopo e abordagem diferentes, possibilitando assim a comparação entre os discursos que as referenciam. Trata-se de uma pesquisa que em seu desenho metodológico faz uso dó método qualitativo, utilizando a análise documental como ferramenta principal de coleta de dados. A interpretação das informações coletadas tem aporte na análise de conteúdo, com auxílio complementar do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq).