COMO INOVAR NO PROCESSO DE PRODUÇÃO, AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL EM TV UNIVERSITÁRIA? ESTUDO DE CASO DA UnBTV
Inovação, Televisão Pública, Audiovisual.
A partir da análise de documentos e revisão bibliográfica, busca-se evidenciar processos inovadores da UnBTV para responder à questão: como inovar no processo de produção, aquisição e distribuição de conteúdo audiovisual em TV Universitária? Diante do cenário de convergência de mídias, onde são ampliadas janelas de exibição de conteúdo audiovisual; em canal aberto, web TV, plataformas streaming e redes sociais, as TVs Universitárias precisam inovar seus processos para difundir o ensino, a pesquisa, a extensão e informação científica e transferência de tecnologia, em forma de conhecimento, para a sociedade. A UnBTV surgiu em 2006 mas tem a sua origem como CPCE (Centro de Produção Cultural e Educativa) desde 1986, acumulando vasta experiência nos processos de produção, aquisição e distribuição de conteúdos audiovisuais. Nesse sentido, com o estudo de caso da UnBTV, este trabalho de pesquisa tem como objetivo auxiliar na inovação da gestão pública de fomento e interação entre TVs e emissoras públicas no sentido de compartilhamento de conteúdos, da realização de produções conjuntas e fortalecimento deste segmento público de comunicação. Assim, pretende-se com o texto dissertativo dar subsídio a produção de um programa televisivo com conteúdo didático para ensinar a produtores de conteúdo audiovisual sobre o direito autoral na cadeia de produção, licenciamento e distribuição de conteúdos para emissoras públicas.