A CONTRIBUIÇÃO DA INOVAÇÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE DEMANDAS
Inovação. Inovação pública. Gestão pública. Normatização. Visão holística.
Na atualidade cada vez mais a inovaçãotem ganhando espaço como aliada na gestão de serviços públicos. Essa simbiose vem sendo destacada pelos pesquisadores como conditio sinequa non para a própria transferência de tecnologia, principalmente no que diz respeito à relação universidade-empresa. Assim, deve-se tomar a inovação como uma possibilidade de atualização para a melhor execução de uma tarefa. Por isso, partindo de atividades específicas realizadas pela Rádio e Televisão Universitárias da Universidade de Brasília (UnBTV), essa pesquisa tem por objetivo criar um modelo de gestão de demandas relativas à transmissão de eventos realizados pela UnBTV. Para tanto, foram realizadas buscas em base de dados de produções científicas, a partir de palavras-chave, e refinamento dos resultados por meio de filtros como idioma e data de publicação, a fim de encontrar artigos de revisão sobre inovação pública, bem como foramlevantadas as legislações utilizadas para a confecção desse tipo de documento pela gestão da Universidade de Brasília (UnB). Como resultado da pesquisa, almeja-se elaborar uma norma interna que promova um novo modelo de gestão de resposta às demandas relativas à transmissão de eventos realizados pela UnBTV, a fim de padronizar esse processo. O Marco Legal da Inovação, de 2016 será pano de fundo para conceituação e lastro dessa pesquisa. A expectativa é que a norma seja aceita pela UnBTV e que esse tipo de procedimento possa ser replicado para outras atividades da própria televisão universitária e, quiçá, da Universidade de Brasília.