GESTÃO DE ATIVO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
o caso da marca da Universidade de Brasília
Marca; Propriedade intelectual; Universidade Brasília .
Este trabalho versa sobre a gestão de marca da administração pública como ativo de propriedade intelectual. Para fins de exemplificação, o recorte deste estudo é o caso da Marca da UnB, fundação autárquica da administração pública indireta. A presente dissertação de mestrado busca subsidiar o Núcleo de Propriedade Intelectual da UnB (Nupitec) e a Administração Superior da Universidade com informações acerca do contexto do processo de gerenciamento comercial da marca de Instituição de Ensino Superior, propondo um modelo sustentável e inovador para o gerenciamento comercial do ativo de PI Marca UnB. As metodologias aplicadas nesta pesquisa são de caráter exploratório e análise de estudo de caso. Para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas, levantamentos bibliográficos e análise de iniciativas de outras Instituições Públicas de Ensino Superior. Como resultado, será elaborado um guia de boas práticas de gestão de marcas da administração pública a fim de fomentar a implantação de uma política de gestão de propriedade intelectual de ativos intangíveis governamentais. A prática inovadora dentro das instituições públicas tem como objetivo viabilizar o monitoramento, a produção e possível comercialização de itens institucionais da Marca UnB com o devido respaldo legal.