MODELO DE COCRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APOIO À GESTÃO DE MARCAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA POR MEIO DO DESIGN THINKING
Gestão de marcas; Universidade pública; Design Thinking
A marca, ativo de Propriedade Intelectual mais protegido no mundo, é utilizada para representar visualmente serviços, produtos, empresas e instituições. Por ser atribuído a esse sinal distintivo os valores, o posicionamento e a reputação da entidade que ele representa, merece um destaque em sua gestão. O presente trabalho tem, portanto, como objeto de estudo estratégias de apoio à gestão de marcas, no contexto de uma universidade pública: a Universidade de Brasília (UnB). A Secretaria de Comunicação (Secom) e Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec) são os setores responsáveis, respectivamente, pela gestão de comunicação da marca UnB e pelo registro das tecnologias desenvolvidas por membros da comunidade universitária como ativos de Propriedade Intelectual da UnB, inclusive as marcas institucionais. Individualmente, de acordo com suas atribuições, realizam ações de conscientização a respeito da proteção do padrão visual e de Propriedade Intelectual da marca UnB e de outras marcas institucionais. No entanto, ainda não há ações que conciliem as competências e responsabilidades desses setores na gestão de marcas institucionais. Além disso, pela extensão, heterogeneidade e diversidade da comunidade universitária, essa gestão torna-se ainda mais complexa. Como caminho de solução para esse problema, esse trabalho propõem um modelo de cocriação de estratégias de apoio à gestão de marcas institucionais por meio do processo criativo do Design Thinking e em parceria com funcionários da universidade, podendo ser adaptado e utilizado em outra universidade pública ou órgão público com caraterísticas semelhantes à UnB. Para alcançar esse propósito, é utilizada a abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada e indutiva, com base na generalização a partir da observação do caso específico da UnB. Para servir de apoio à implementação do modelo proposto e orientação para boas práticas relacionadas à proteção de marcas, será elaborado, também, um Material Didático em formato de guia prático digital. Como isso, esperase que esse trabalho contribua para viabilizar a parceria da Secom e do Nupitec na gestão de marcas institucionais e difundir a cultura de proteção das marcas institucionais entre os membros da comunidade universitária.