A INOVAÇÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE DEMANDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A UnBTV
Inovação. Inovação pública. Gestão pública. Normatização. Visão holística.
Na atualidade, cada vez mais a inovação tem ganhado espaço como aliada na gestão de serviços públicos. Essa simbiose vem sendo destacada pelos pesquisadores como conditio sine qua non para a própria transferência de tecnologia, principalmente no que diz respeito à relação Universidade-empresa. Assim, deve-se tomar a inovação como uma possibilidade de atualização para a melhor execução de uma tarefa. Por isso, partindo de atividades específicas realizadas pela Rádio e Televisão Universitárias da Universidade de Brasília (UnBTV), esta pesquisa tem por objetivo criar um modelo de gestão de demandas relativas à transmissão de eventos realizados pela UnBTV. Para tanto, foram realizadas buscas em base de dados de produções científicas, a partir de palavras-chave, e refinamento dos resultados por meio de filtros como idioma e data de publicação, a fim de encontrar artigos de revisão sobre inovação pública, bem como foram levantadas as legislações utilizadas para a confecção desse tipo de documento pela gestão da Universidade de Brasília (UnB). Como resultado da pesquisa, foi elaborada uma norma interna, no formato de Instrução, para promover um novo modelo de gestão de resposta às demandas de
transmissão de eventos realizados pela UnBTV, a fim de padronizar esse processo. O Marco Legal da Inovação, de 2016, foi pano de fundo para a conceituação e lastro desta pesquisa. A expectativa é de que a norma seja aceita pela UnBTV e que esse tipo de procedimento possa ser replicado para outras atividades da própria televisão universitária e, quiçá, da Universidade de Brasília.