CANVAS DO MAPA DE PROCESSO: PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA MAPEAMENTO E ANÁLISE DE PROCESSOS NO ÂMBITO DO SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES PÚBLICOS E MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS – IPASGO SAÚDE
Cadeia de Valor; Mapeamento; Processo; Canvas; Inovação
Em ambientes de negócios complexos, altamente dinâmicos e regulados, que demandam constante adaptação por parte das organizações, a inovação em processos torna-se uma estratégia essencial. Para que essa inovação ocorra é necessário um mapeamento e análise dos processos que permita a identificação de problemas e assim, a proposição de melhorias. Esse cenário tem sido potencializado pelo uso crescente de ferramentas visuais para planejamento, modelagem e gerenciamento. Apesar da existência de diversas ferramentas propostas na literatura e amplamente difundidas por consultorias e profissionais de gestão, seu uso e aplicação prática ainda são limitados. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor um framework integrador para o mapeamento e análise de processos, inspirado no Business Model Canvas. A posição desse modelo busca alinhar-se às boas práticas e normas de gerenciamento de processos, além de incorporar elementos da abordagem do design thinking. Para o alcance desse objetivo, esse pesquisa caracteriza-se como aplicada cuja ferramenta, denominada Canvas do Mapa de Processo (CAMP), será testada em uma operadora de saúde de grande porte. Caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa. Quanto aos procedimentos, foi adotado o método de estudo de caso, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e de ação participante, com o uso de fontes de dados secundárias. A ferramenta, por meio de seus elementos estruturais pode contribuir para uma gestão por processos mais aprofundada, com foco no mapeamento, análise e criação de valor para o cliente, além de proporcionar uma visão integrada e clara dos processos ponta a ponta.