Banca de QUALIFICAÇÃO: PERLA INÁCIO AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PERLA INÁCIO AMORIM
DATA : 31/10/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma digital (0n-line), em formato virtual, por videoconferência.
TÍTULO:

CRITÉRIOS DE INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL: DIRETRIZES PARA AVALIADORES DE PROJETOS ESTUDANTIS


PALAVRAS-CHAVES:

propriedade intelectual; inovação; critérios de avaliação; invenções.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

A pesquisa aborda a importância de fortalecer a cultura de criatividade e registro de direitos sobre invenções estudantis, contribuindo para o desenvolvimento de uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estimula resolver problemas e criar soluções, inclusive tecnológicas. Diante deste propósito, os estudantes são incentivados pelas escolas a participarem de eventos de ciência e tecnologia (C&T) que os desafiam a propor soluções para problemas reais. Os projetos desenvolvidas são avaliados visando identificar o potencial de inovação das soluções propostas. Diante disso, a relevância do tema escolhido para esta pesquisa está associada à necessidade de aprimorar os critérios de avaliação de projetos estudantis relacionados à inovação, incorporando aspectos de propriedade intelectual como forma de identificar, valorizar e proteger o potencial de originalidade das soluções apresentadas em eventos de ciência e tecnologia. A questão de investigação está centrada na pergunta: como integrar de maneira sistemática e objetiva critérios de Inovação e propriedade intelectual à avaliação de projetos estudantis? O objetivo principal consiste em propor melhorias nos processos avaliativos, de modo a fornecer diretrizes que permitam a análise tanto da originalidade quanto da viabilidade de proteção das soluções desenvolvidas por estudantes. O referencial teórico utilizado foi fundamentado em estudos sobre inovação e legislações relacionadas à propriedade intelectual, com ênfase nas diretrizes nacionais e internacionais sobre patentes, modelos de utilidade entre outras formas de proteção. A metodologia foi caracterizada como pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, de caráter descritiva e propositiva, utilizando revisão bibliográfica, análise documental e um estudo de caso dos critérios de avaliação do instrumento estabelecido pela FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC). O método utilizado para a revisão do estado da arte foi a Teoria do Enfoque Meta-Analítico Consolidado (TEMAC). Essa abordagem permite identificar as metodologias mais recorrentes e, ao mesmo tempo, descobrir áreas de pesquisa ainda pouco exploradas ou com lacunas de estudos. A proposta de solução para o problema investigado resultou no desenvolvimento de um Guia para avaliadores de projetos estudantis que sistematiza critérios de avaliação incorporando dimensões de propriedade intelectual, originalidade e aplicabilidade, visando padronizar e qualificar os processos de análise de projetos de forma assertiva e segura. Os resultados da pesquisa terão como contribuição teórica a ampliação do debate acadêmico sobre a integração entre inovação e propriedade intelectual em contextos educacionais e como implicações práticas a oferta de uma ferramenta aplicável a eventos e competições estudantis, potencializando a valorização de ideias com relevância técnica, científica e mercadológica. Os limites desta pesquisa estão relacionados à amostra restrita a um evento e a análise de critérios já estabelecidos. As perspectivas futuras envolvem a aplicação e o aprimoramento dessas diretrizes em outros eventos de C&T e a expansão do debate para diferentes contextos educacionais, promovendo a cultura de criação e proteção intelectual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1875971 - EDUARDO ANTONIO FERREIRA
Interna - 1719880 - TANIA CRISTINA DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - OLIVAN DA SILVA RABÊLO - UFBA
Externo à Instituição - ARNALDO ORTIZ CLEMENTE
Notícia cadastrada em: 30/10/2025 09:19
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