Gestão de Pessoas em Núcleos de Inovação Tecnológica Públicos: Proposição de melhores práticas para agregar talentos e competências.
Gestão de pessoas; Núcleos de Inovação Tecnológica; Melhores Práticas.
As atividades de proteção da propriedade intelectual, apoio e difusão do empreendedorismo e transferência de tecnologia ganharam destaque nos últimos anos devido ao rápido avanço das tecnologias e à possibilidade de geração de ganhos sociais, culturais e econômicos relevantes para os Países que possuem agentes e estruturas de inovação bem articulados. Nesse contexto, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), instituídos pela Lei 10.973 de 2004, surgiram como estruturas essenciais para promover a inovação no âmbito das Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs). Sob o ponto de vista da estruturação, sobretudo pela maioria ter constituição recente, os NITs de ICTs públicas possuem ainda barreiras a serem suplantadas para o pleno cumprimento do seu papel de promotor da inovação. Algumas dessas barreiras estão ligadas à gestão de pessoas, tais como a escassez de capital humano, a presença de colaboradores sem vínculo trabalhista e a ausência de uma estrutura de carreiras criada por lei no âmbito da Administração Pública específica para que servidores da ICT atuem nas atividades finalísticas dos NITs (notadamente propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo). As consequências geradas relacionam-se principalmente à alta rotatividade de pessoal e à perda da memória institucional. Assim, a presente pesquisa objetivou, por meio da análise do contexto organizacional (normas internas, campos de atuação, planejamento estratégico, processos e captação de recursos) de NITs de ICTs públicas de todas as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) estabelecer melhores práticas de gestão de pessoas de modo a favorecer a atuação dos gestores no sentido de agregar especialistas engajados e com as competências exigidas pela instituição.