APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE DADOS AO ATENDIMENTO ATIVO DO SEBRAE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA SEBRAE NA SUA EMPRESA.
Sebrae; empresa; inteligência de dados; relacionamento; inovação
O Sebrae tem em sua história uma vasta experiência na atuação com agentes profissionais a serviço do Sebrae, que atuam de forma ativa na busca de clientes para identificação de desafios e conversão para estratégias de relacionamento do Sebrae. O trabalho desses agentes sempre permaneceu pautado pela busca de empresas no modelo de varredura, ou seja, o agente vai para um local onde existem várias empresas e as visita sem qualquer informação prévia sobre elas. Assim, o objetivo deste trabalho foi associar inovação ao conjunto de estratégias utilizadas pelos agentes, por meio da introdução da inteligência de dados para seleção eficaz de empresas a serem visitadas por eles e posterior inserção de clientes em programas de relacionamento. A metodologia usada na pesquisa tratou de investigação bibliográfica associada à análise de bases de dados disponíveis que permitiram como resultado, a proposição de um manual de melhorias de produtividade no projeto "SEBRAE na sua Empresa", tendo como fundamento a introdução da inteligência de dados para seleção mais eficaz de empresas a serem visitadas. A confecção do Manual surge como uma ferramenta necessária para embasar a atuação de todas as UFs ativas no Projeto Sebrae na sua Empresa, que poderão utilizar-se da metodologia proposta de uso da inteligência de dados para otimização de resultados, em especial dos processos que envolvem a atuação de agentes.