Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA JULIANA TEIXEIRA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA JULIANA TEIXEIRA MEDEIROS
DATA : 04/08/2023
LOCAL: teams

ESTUDO DE CASO DO PERFIL DOS EGRESSOS PROFNIT/UNB: UMA ESTRATÉGIA PARA ESTRUTURAÇÃO DE NITS.

NITs; gestão da inovação; Universidade de Brasília.

Com o avanço da cultura de inovação no Brasil, cada vez mais ambientes de inovação precisam se capacitar para atender as demandas do mercado atual. Segundo dados da Pesquisa FORTEC de inovação ano base 2021, realizada pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), as ICTs realizaram 2.328 pedidos de propriedade intelectual apenas em 2021. Nesse cenário, o FORTEC em parceria com outras instituições, propôs a criação do curso do Mestrado em Rede PROFNIT, uma estratégia para alavancar a qualificação dos agentes de inovação, gerar impactos positivos com a produção de trabalhos acadêmicos que servem de apoio na disseminação da cultura de inovação dentro e fora da universidade, proposição de políticas de inovação e atuar no atendimento das crescentes demandas, auxiliando no desenvolvimento tecnológico do país. O programa surgiu em um momento oportuno em que a inovação no Brasil alçava novos caminhos com a aprovação do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2016. O presente estudo visa o apontamento de um breve histórico sobre a constituição de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) a partir da Lei de Inovação nº 10.973/04, suas divisões regionais, nível de implementação e principais competências do NIT. Tem como objetivo identificar a contribuição do PROFNIT no aperfeiçoamento e qualificação da mão-de-obra de profissionais envolvidos na gestão da inovação em ambientes promotores de inovação. Para tal, foi realizada uma busca bibliográfica na legislação vigente e artigos sobre o tema, uma pesquisa exploratória através de um formulário eletrônico entre os egressos do ponto focal da Universidade de Brasília, um levantamento no portal do programa sobre a produção dos egressos do PROFNIT/UnB e por fim, foram elencados alguns indicadores de inovação disponibilizados através da Pesquisa FORTEC de Inovação e do Relatório FORMICT.

Interna - 1719905 - GRACE FERREIRA GHESTI
Interna - 1719880 - TANIA CRISTINA DA SILVA CRUZ
Externa à Instituição - MUNIQUE GONCALVES GUIMARAES - MS
Externa à Instituição - ROSANA ZAU MAFRA - UFAM