VITRINE MEC DE TECNOLOGIAS: DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA WEB PARA O APOIO AOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
1. Transferência de tecnologia. 2. Vitrine. 3.Núcleo de Inovação Tecnológica.
A dissertação investigou a interação entre as universidades, a gestão da propriedade intelectual (PI) e a transferência de tecnologia (TT) no Brasil, especialmente no contexto da era digital caracterizada por rápidas mudanças tecnológicas e inovações contínuas. A pesquisa propôs o desenvolvimento de um sistema unificado, a plataforma "Vitrine MEC de Tecnologias", para promover eficientemente a PI gerada nas universidades, facilitando sua transferência e comercialização.
A autora analisou como as instituições de ensino superior poderiam superar obstáculos na transferência de tecnologia e aprimorar a comercialização de suas inovações. O foco foi criar um sistema centralizado que pudesse promover eficientemente a PI e proporcionar às empresas nacionais e internacionais acesso facilitado a esses ativos para a transferência tecnológica. A dissertação mapeou o estágio de maturidade dos NITs no Brasil, suas potencialidades e vulnerabilidades, fornecendo subsídios para o planejamento de ações de apoio pelo FORTEC.
Através de uma metodologia que incluiu análises qualitativa e quantitativa, a dissertação explorou a proposta, o desenvolvimento e a implementação da Vitrine MEC de Tecnologias. O estudo abordou os desafios técnicos e estruturais da criação da plataforma e investigou seu impacto potencial sobre os processos de inovação e TT nas universidades brasileiras.
A dissertação também discutiu os aspectos legais e éticos relacionados à PI e ofereceu um panorama das políticas atuais, sugerindo caminhos para uma gestão mais efetiva da inovação tecnológica. O trabalho proporcionou um estudo detalhado sobre a implementação de uma plataforma web inovadora e ofereceu um portal completo com os ativos de PI das universidades brasileiras.
Em termos de estrutura, o trabalho foi dividido em dez sessões, abrangendo desde a introdução até a conclusão e os entregáveis. As sessões incluíram uma revisão da literatura sobre o papel das universidades, as dificuldades na TT, a importância do marketing dos ativos de PI, e o papel do MEC na promoção da inovação.
A relevância do estudo pode ser medida pelo impacto potencial da Vitrine MEC de Tecnologias para os Núcleos de Inovação Tecnológica envolvidos na iniciativa e para a sociedade de modo geral.
A dissertação pode ser considerada de elevado teor inovativo ao propor a criação de algo inexistente em sua forma e aplicação. O projeto foi reconhecido pela sua complexidade, exigindo colaboração interinstitucional, envolvendo órgãos de controle e ministérios do governo federal e interdisciplinar entre múltiplos atores, incluindo especialistas em tecnologia do MEC, em PI e TT e designers.
Finalmente, a dissertação atingiu os objetivos específicos propostos, como o desenvolvimento da plataforma web e a investigação das barreiras à TT. O estudo representou um passo significativo para o fortalecimento da comercialização de tecnologia nas universidades e para o avanço da inovação no Brasil.