Banca de DEFESA: ELOISA DE FATIMA CUNHA

DISCENTE : ELOISA DE FATIMA CUNHA
DATA : 31/01/2023
LOCAL: TEAMS

IMPACTOS DE RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA TEATRAL, CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

criatividade, imaginação, arte, ensino de teatro e desenvolvimento infantil.

O presente estudo fundamenta-se na psicologia cultural e remonta ao contexto da importância do ensino de teatro em âmbito escolar, articulando criatividade ao desenvolvimento infantil, por defender que o fenômeno teatral, sendo uma construção coletiva mediada pelo professor, tende a oportunizar a produção de significados e de tensão no processo de constituição de identidade dos sujeitos envolvidos em situação de interação dialógica com as alteridades. O objetivo, portanto, foi analisar como o desenvolvimento da criatividade, por meio do ensino de teatro, favorece a aprendizagem de crianças de 7/8 anos, além de apontar estratégias pedagógicas para se trabalhar com os estudantes, em sala de aula. Realizou-se uma pesquisa-ação qualitativa, a partir da epistemologia da psicologia cultural, analisando a relação entre a abordagem teórica da criatividade, proposta por Vlad Glăveanu, e os postulados do psicólogo L.S. Vygotsky sobre desenvolvimento humano, especificamente, os constructos teóricos sobre a psicologia da arte e imaginação na infância. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de Taguatinga/DF, que atende o Ensino Fundamental (anos iniciais), com uso dos instrumentos: entrevistas semi estruturadas, observação participante, ações de intervenção do pesquisador para aplicação de atividades e dinâmicas lúdico-criativa-teatrais e diário de campo. Durante três meses, foram realizados encontros semanais remotos e presenciais com os sujeitos participantes, professoras e estudantes do 3º ano. As gravações dos encontros em vídeo e áudio foram transcritas, separadas em episódios, selecionadas e submetidas à análise microgenética. Os resultados, além de contribuírem aos estudos da criatividade relacionados ao desenvolvimento infantil, apontam a necessidade de ampliar o espaço para ações lúdicas nas escolas. Além disso, permitem compreender a importância do ensino de teatro para o desenvolvimento da criança em idade escolar e sinalizar algumas estratégias a serem desenvolvidas pelo pedagogo, com os estudantes do ensino fundamental (anos iniciais).

Presidente - 1763903 - ASDRUBAL BORGES FORMIGA SOBRINHO
Externo ao Programa - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Interna - 3154630 - RENATA MUNIZ PRADO BASTO
Externa à Instituição - STELA MARIS SANMARTIN - UFES