Banca de DEFESA: Alexandre Silva Santos

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alexandre Silva Santos
DATA : 01/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do IF
TÍTULO:

Uso de espectroscopia vibracional na caracterização de nanocarreadores baseados em nanopartículas lipídicas e metálicas carregados com moléculas bioativas.


PALAVRAS-CHAVES:

FTIR; Raman; sistema de entrega de drogas; lipídio nanoestruturado; nanoemulsão de óleo de peixe;

tris-(1,10-fenantrolina) ferro (II); SARS-CoV-2


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Nesta tese as técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) foram utilizadas para estudar nanocarreadores baseados em nanopartículas lipídi-cas e metálicas carregados com moléculas bioativas. A estabilidade temporal quanto ao estado de oxidação da nanoemulsão a base de oleio de peixe (FO), rico em ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA) foi avaliada ao longo do tempo de preparo, aos 0, 365 e 730 dias. Os dados de FTIR evidenciaram a presença de diversos marcadores químicos que mostraram uma con-tinua oxidação da nanoemulsão de FO com o decorrer do tempo de preparo. Os resultados demons-traram que devido às suas características insaturadas, os lipídios estão sujeitos a alterações molecu-lares, as quais se iniciam com a isomerização das ligações duplas cis para dupla trans. Essas altera-ções levam a processos de oxidação e clivagens com a geração de subprodutos. A interação entre diferentes concentrações do complexo [Fe(phen)3]2+ e nanopartículas lipídicas solidas foram investi-gadas. Os resultados mostraram formação de uma ligação quelante bidentada entre o grupo carboxi-lato do oleato de sódio, presente na nanopartícula lipídica, e o íon de Fe2+ do complexo [Fe(phen)3]2+. Por fim, foi demostrado o sucesso da funcionalização do anticorpo anti-SARS-CoV-2 na superfície de nanopartículas de Au, pré-revestida com 3,3’-ditiobis (Propionato de Sulfossuccinimidil-DTSSP). Os dados mostraram que os grupos aminas primárias do anticorpo estão ligadas covalentemente ao grupo éster succinimidil terminal, formando uma ligação amida secundária pelo ataque nucleofílico da amina ao carbono da carbonila do éster presente na superfície da nanopartícula de Au.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1210273 - SEBASTIAO WILLIAM DA SILVA
Interno - 1999840 - JORLANDIO FRANCISCO FELIX
Interno - 1764408 - PAULO EDUARDO NARCIZO DE SOUZA
Externa à Instituição - ANIELLE CHRISTINE ALMEIDA SILVA - UFAL
Externa à Instituição - GUSTAVO OLIVEIRA DE MEIRA GUSMÃO - UESPI
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 16:33
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24