Banca de DEFESA: Luigi Lucas de Carvalho Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luigi Lucas de Carvalho Silva
DATA : 21/12/2023
HORA: 09:30
LOCAL: IF
TÍTULO:

Espectro de potência angular de galáxias e lenteamento da radiação cósmica de fundo: validação das bibliotecas CCL e NumCosmo.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo padrão da cosmologia, correlação cruzada, galáxias, radiação cósmica de fundo, lenteamento gravitacional.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Com o aumento do volume de dados observacionais obtidos por levantamentos astronômicos e a melhora na precisão desses dados, os erros estatísticos nas estimativas de parâmetros cosmológicos e astrofísicos vêm sendo superados pelos erros sistemáticos. Para melhor restringir esses parâmetros e minimizar o impacto dos erros sistemáticos nas análises, além do cálculo do espectro de potência angular de uma certa sonda cosmológica, uma outra ferramenta vem ganhando importância: o espectro de potência angular cruzado entre sondas de diferentes naturezas. Além disso, com a melhor precisão dos dados, é necessário também que os cálculos numéricos tenham precisão suficiente para que erros numéricos não interfiram nas análises dos dados, de forma que a comparação e validação de diferentes bibliotecas computacionais é essencial para garantir tal precisão. Neste trabalho, tratamos do cálculo teórico dos auto-espectros e espectro cruzado de potência angular de galáxias e do lenteamento gravitacional da radiação cósmica de fundo (Cosmic Microwave Background - CMB). Para tanto, fazemos uma revisão bibliográfica do modelo cosmológico padrão a fim de obter o espectro de potência linear de matéria. Em seguida, abordamos o cálculo da correlação de dois pontos e, consequentemente, do espectro de potência angular. Discutimos, então, dois traçadores de matéria: distribuição de galáxias e o lenteamento da CMB. Finalmente, realizamos o cálculo numérico dos auto-espectros e do espectro cruzado utilizando as bibliotecas de programação Core Cosmology Library (CCL) e Numerical Cosmology (NumCosmo), as quais são utilizadas pela colaboração Dark Energy Science Collaboration do Legacy Survey of Space and Time (DESC/LSST). Calculamos, então, a diferença relativa entre os resultados de ambas as bibliotecas e discutimos a precisão numérica desses cálculos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO AZEVEDO LEMOS MORAES - UFRJ
Externa à Instituição - CAMILA PAIVA NOVAES - INPE
Presidente - 2993768 - MARIANA PENNA LIMA VITENTI
Externa ao Programa - 1412911 - VANESSA CARVALHO DE ANDRADE - null
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 15:22
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18_Prod.sigaa12