Banca de DEFESA: Lucas Bezerra do Vale

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lucas Bezerra do Vale
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Instituto de Física - ICC centro
TÍTULO:

Descrição das características eletrônicas e dinâmicas do dímero e do óxido de nióbio do ponto de vista da simulação computacional.


PALAVRAS-CHAVES:

Óxido de nióbio (NbO), dímero de nióbio (Nb2 ), curva de energia potencial, dinâmica molecular, propriedades eletrônicas, propriedades termodinâmicas.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O conhecimento teórico e experimental detalhado e acurado de sistemas envolvendo o nióbio, tais como o óxido de nióbio (NbO) e o díımero de nióbio (Nb2 ), é crucial para que novas aplicações tecnológicas envolvendo o Nb possam ser desvendadas. No entanto, tais estudos ainda são muito escassos na literatura. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo determinar acuradamente as propriedades eletrônicas e dinâmicas dos sistemas NbO e Nb2 . Mais detalhadamente, este estudo tem com objetivo obter as curvas de energia potencial, as energias e constantes espectroscópicas rovibracionais, o tempo de vida, a decomposição da energia de interação, a transferência de carga e as propriedades termodinâmicas dos sistemas NbO (X 1Σ + g) e Nb2 (X3Σ − g) no estado fundamental. Para atingir este objetivo, foram empregados métodos teóricos muito precisos tanto de estrutura eletrônica (métodos Multi-Reference Configuration Interaction e Multiconfigurational self-consistent field com funções de bases extensas) como o de dinâmica molecular (via método Discrete Variable Representation). Através dos resultados obtidos, verificou-se um bom acordo das propriedades calculadas (distâncias de equilíbrio, energias de dissociação e constantes espectroscópicas rovibracionais) com os dados experimentais disponíveis na literatura. Além disso, verificou-se que os dois sistemas estudados podem ser considerados estáveis, mesmo para temperaturas altas; que a maior contribuição (82,39%) da energia de interação do sistema NbO foi o termo de indução, enquanto que para o sistema Nb2 o termo eletrostático foi o que mais significativo (61,63%), sugerindo um caráter covalente para este sistema. Por fim, para o óxido de nióbio a maior doação de carga acontece do orbital do nióbio para o orbital antiligante (BD*) do oxigênio e que a dimerização do Nb2 é mais espontânea do que a do sistema NbO.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3272139 - ALEXANDRE CAVALHEIRO DIAS
Externo à Instituição - ALEXANDRE NAVES DE BRITO - ICMBIO
Interno - 407633 - DAVID LIMA AZEVEDO
Presidente - 1273560 - RICARDO GARGANO
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 16:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app40_Prod.sigaa34