Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica (Escola de Paris): Um Dispositivo para a Clínica dos Extremos
Psicodiagnóstico Interventivo; Rorschach; TAT
Este trabalho propõe a criação de um dispositivo clínico de avaliação Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica (Escola de Paris) para a composição de um dispositivo plurifocal de atendimento à clínica dos extremos, em um Serviço Escola de Psicologia com parceria com um Hospital Universitário. A definição de clínica dos extremos aproxima-se da delimitação de funcionamentos limites, integrando a psicopatologia limite e narcísica nesta construção, com uma psicodinâmica de difícil nosologia e original a cada sujeito, atravessada por traumatismos em sua configuração. Trata-se de uma proposta que integra a avaliação psicológica e psicanálise, derivada do Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica. O PIOP clássico se utiliza da metodologia das consultas terapêuticas, acrescentadas ao psicodiagnóstico compreensivo, com a indicação de uso de métodos projetivos, mas sem especificá-los. A não especificação da estrutura do PIOP enquanto metodologia foi considerada na revisão de literatura uma limitação do método. Visando a diminuição desta limitação, propõe-se nessa dissertação o PIOP (Escola de Paris) como uma modificação metodológica do PIOP proposto anteriormente. Na proposta do PIOP (Escola de Paris) foi acrescido os métodos projetivos da Escola de Paris - Rorschach e Teste de Apercepção Temática - TAT para a sistematização metodológica e técnica do procedimento de intervenção. Esta dissertação foi dividida em cinco produtos que descrevem os processos de criação deste dispositivo clínico, com função interventiva-avaliativa e simbolizante, para uma clínica de difícil continência. O primeiro produto descreve o projeto para a construção metodológica qualitativa de investigação-avaliação, com método psicanalítico. Teve como objetivo a formulação teórica e técnica do dispositivo PIOP (Escola de Paris). Desta forma, visa-se uma investigação-avaliação do próprio processo de subjetivação e as consequências das possíveis partes dissociadas da personalidade do participante, seus traumatismos, psicodinâmicas, experiências intrapsíquicas e intersubjetivas no contato transferencial com o analista e com os métodos projetivos. Esta sistematização foi possível com o auxílio da corrente metodológica da Escola de Paris para os métodos projetivos Rorschach e TAT, acrescentando a função simbolizante de um novo dispositivo clínico. O segundo produto é o resultado de uma revisão de literatura sistemática do Rorschach (Escola de Paris), neste objetivou-se um levantamento quanto às propostas metodológicas e principais indicadores para a clínica dos funcionamentos limites; O terceiro produto é resultado de uma revisão de literatura integrativa do TAT, que teve como objetivo a caracterização das defesas observadas na construção das histórias nos cartões. Por fim, os produtos quatro e cinco são resultantes de estudos de caso, realizados para a explicação de como o dispositivo clínico foi experimentado, e utilizado tecnicamente nesta pesquisa-intervenção. As expectativas desta dissertação foram atingidas no que se refere à criação de um novo dispositivo clínico com finalidade diagnóstica e interventiva que fará parte da composição de um dispositivo plurifocal. Como limitador do estudo e sugestão de estudos futuros, propõe-se a análise da transversalidade das informações obtidas no PIOP (Escola de Paris) considerando momentos diferentes do tratamento dos pacientes e os outros dispositivos clínicos de atendimento plurifocal.