Banca de DEFESA: ANA LUIZA PEREIRA CHIANELLI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUIZA PEREIRA CHIANELLI
DATA : 18/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A adolescência e as identificações no espelho da contemporaneidade: O Eu, o Outro e os discursos culturais


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescência; identificação; contemporaneidade; Eu; Outro


PÁGINAS: 101
RESUMO:

O processo de identificação na adolescência é um desafio marcado pela necessidade de se reposicionar no laço social. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender as possibilidades de identificação dos adolescentes no contexto contemporâneo, explorando a relação entre o Eu e o Outro com base nas especificidades discursivas da estrutura simbólica atual. Para isso, foram coletadas as narrativas de 22 adolescentes por meio de um questionário online composto por 18 questões abertas, organizadas em torno de três eixos: o Eu, o Outro e a Cultura. As narrativas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo, articulada ao referencial teórico psicanalítico. Os resultados revelaram que o Eu adolescente passa por transformações intensas, impulsionadas pelas mudanças pubertárias, mas principalmente pelas dinâmicas relacionais. As identificações demonstraram ser tensionadas por discursos contemporâneos marcados por narcisismo, negação do outro, desempenho, espetáculo e o imperativo de gozo. Essas dinâmicas culminaram em insatisfações especialmente relacionadas à aparência física, além de expectativas e ideais de sucesso voltados, predominantemente, para aspectos acadêmicos e profissionais, intensificando as comparações, preocupações e o esforço para evitar a sensação de fracasso. As redes sociais digitais, em especial as voltadas para conteúdos visuais e dinâmicos, emergiram como espaços centrais de trocas identitárias rápidas e, muitas vezes, ansiogênicas. Por outro lado, as narrativas destacaram a valorização de vínculos sólidos e recíprocos, resistindo aos ideais de liquidez da atualidade. Também foi possível evidenciar a importância da escola como espaço de mediação entre o Outro familiar e o social, embora tenham apontado prejuízos emocionais em contextos autoritários. Durante a pandemia da COVID-19, para eles, os desafios emocionais e acadêmicos foram ampliados, porém as redes sociais digitais desempenharam um papel central de conexão. No âmbito familiar, demonstraram forte admiração por figuras, como mães e avós, reforçando em suas narrativas a importância de valores resilientes, enquanto mudanças culturais e a flexibilização da religiosidade apontaram para uma construção identitária mais crítica e menos rígida. Enfim, o estudo destaca a importância de uma escuta clínica que esteja atenta às tensões do adolescer atravessadas por essas especificidades, ou seja, uma escuta contextualizada e alinhada à ética da psicanálise. Além disso, a pesquisa abre caminhos para investigações futuras que abordem diferentes recortes conceituais e sociodemográficos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SONIA ALBERTI - UERJ
Presidente - 1734473 - DEISE MATOS DO AMPARO
Interna - 3017634 - MARCIA CRISTINA MAESSO
Externa à Instituição - RENATA AROUCA DE OLIVEIRA MORAIS - UNINOVE
Notícia cadastrada em: 22/01/2025 10:15
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