Banca de DEFESA: Hareli Fernanda Garcia Cecchin

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Hareli Fernanda Garcia Cecchin
DATA : 20/10/2022
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/83297696747?pwd=ZThEQ1pZTTFvYmswUlgzejVBVk9KQT09 (ID da reunião: 832 9769

Asas para a adultez - construindo um programa de prevenção do suicídio para estudantes universitários

prevenção do suicídio; jovens; estudantes universitários; mapeamento de intervenção

O suicídio é um grave problema de saúde pública, sendo a quarta causa de mortalidade entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. No entanto, a pesquisa nesse campo ainda é incipiente no Brasil, o que indica a necessidade de desenvolvimento de programas de prevenção cientificamente embasados no âmbito do contexto nacional. O objetivo dessa tese foi desenvolver os componentes centrais de uma intervenção para a prevenção do suicídio de estudantes universitários a partir de uma avaliação de necessidades focada em evidências da literatura e do contexto local. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo fundamentado na abordagem do Mapeamento de Intervenção. As principais questões que orientaram a pesquisa foram: o que relatam as revisões sistemáticas de literatura sobre preditores de eficácia, efetividade e custo-efetividade dos programas para a prevenção do suicídio de estudantes universitários? Quais são os fatores de risco e de proteção do suicídio de estudantes universitários? Quais são as barreiras, facilitadores e atores sociais envolvidos no comportamento de busca de ajuda do estudante universitário? Quais elementos podem apoiar a implementação exitosa de uma intervenção para a prevenção do suicídio de estudantes universitários? Quais devem ser os objetivos, resultados esperados e componentes centrais de uma intervenção para prevenção de suicídio baseada em evidências empíricas? A pesquisa foi desenvolvida por meio de seis estudos realizados em uma universidade da região Norte do Brasil. No capítulo 1 é apresentada uma revisão de escopo sobre os achados de revisões sistemáticas e metanálises no que se refere a eficácia, efetividade e custo-efetividade de programas de prevenção do suicídio para estudantes universitários. Os resultados mostram que os programas são desenvolvidos há 30 anos no mundo. Eles são viáveis e potentes para aumentar o conhecimento sobre suicídio e sua prevenção, a autoeficácia e atitudes de curto prazo em relação ao suicídio, bem como o comportamento de busca de ajuda e vinculação ao tratamento. Essas intervenções também se mostram eficazes para diminuir a ideação suicida e o suicídio consumado. Nos capítulos 2, 3, 4 e 5 foram examinadas evidências do contexto local por meio de entrevistas com múltiplos atores (estudantes, coordenadores de curso, técnicos-administrativos e profissionais de saúde), cujos resultados foram analisados via Análise de Conteúdo e estatística descritiva simples. O capítulo 2 investigou os fatores de risco do suicídio de estudantes universitários. As categorias mais frequentes do ponto de vista dos jovens foram: transtornos mentais na juventude; desigualdade de renda e sofrimento mental; transtornos mentais na infância ou adolescência e dificuldade de realizar tarefas desenvolvimentais do jovem adulto. O capítulo 3 investigou os fatores de proteção do suicídio de estudantes universitários. As categorias mais frequentes do ponto de vista dos jovens foram: suporte social; tratamento psicológico; atividades físicas, artísticas e de lazer e engajamento social. O capítulo 4 analisou as barreiras, facilitadores e atores sociais envolvidos no comportamento de busca de ajuda profissional dos estudantes universitários. Os achados sugeriram que a baixa necessidade percebida é a principal barreira e a literacia em saúde mental o principal facilitador do comportamento de busca de ajuda. Os atores sociais mais envolvidos no comportamento de busca de ajuda são: amigo/colega de sala, parceiro íntimo e professor. O capítulo 5 investigou quais elementos podem apoiar a implementação exitosa de uma intervenção para a prevenção do suicídio de estudantes universitários a partir do modelo Context and Implementation of Complex Interventions (CICI). Os achados indicaram cuidados durante várias fases do processo de implementação e atenção à segurança do local de atendimento. As sugestões de intervenção com maior percentual de respostas foram: melhorar a relação professor-aluno; oferecer grupos temáticos e rodas de conversa e realizar campanhas de saúde mental. O capítulo 6 descreveu o desenvolvimento do núcleo central de uma intervenção para prevenção do suicídio. Com base nos resultados da avaliação de necessidades foi desenvolvido o quadro central de uma intervenção para estudantes universitários, capaz de favorecer a Autonomia, Suporte social, (busca de) Ajuda profissional e Pertencimento, e foi denominada Asas para a Adultez (ASAP). O quadro central da intervenção foi baseado na educação de pares e mentoria, combinando os quatro papéis de mentor: apoio psicológico, apoio para escolha de uma carreira, apoio acadêmico e oferta de um modelo a ser seguido. Os seis estudos apoiam o argumento principal da tese, o que demonstra que o suicídio pode ser prevenido no ambiente escolar por meio de iniciativas de educação em saúde. Além disso, os estudos demonstraram que os amigos, fonte preferencial de ajuda, são também agentes de prevenção capazes de mobilizar tanto o comportamento de busca de ajuda profissional como o desenvolvimento da autonomia e do pertencimento nos pares. Estudos futuros devem implementar e testar a eficácia desta intervenção. Espera-se que esta tese encoraje o desenvolvimento de novos programas de prevenção do suicídio, tanto para estudantes universitários como para os jovens de maneira geral.

Externo à Instituição - EDUARDO AUGUSTO REMOR - UFRGS
Externa à Instituição - VANESSA BARBOSA ROMERA LEME - UERJ
Interna - 1489228 - LARISSA POLEJACK BRAMBATTI
Presidente - 1713775 - SHEILA GIARDINI MURTA