Banca de DEFESA: Lorrayne Alves de Aquino Ferreira

DISCENTE : Lorrayne Alves de Aquino Ferreira
DATA : 30/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/djm-jxtv-ncw

Desafios das meninas velozes na pandemia: um trabalho de grupo a partir do Fotodiálogo

Gênero. Pandemia. Fotodiálogo. Projeto Meninas Velozes

Um dos impeditivos para o ingresso de meninas no Ensino Superior está ligado a falta de reconhecimento das oportunidades. Este trabalho buscou analisar os desafios para o acesso ao Ensino Superior enfrentados por alunas da rede pública de Brasília-DF, especificamente durante a pandemia de Covid-19, participantes do projeto Meninas Velozes. O projeto incentiva adolescentes a ingressarem em cursos nas áreas tecnológicas, pouco acessados por mulheres. Buscou-se conhecer os desafios dessas adolescentes ao acesso à universidade; identificar a influência do projeto Meninas Velozes e o reflexo da pandemia em sua vida escolar; e analisar as contribuições do dispositivo Fotodiálogo, adaptação do dispositivo de FotolinguagemÓ para a modalidade remota, como espaço de troca, reflexão, e rede de apoio para as adolescentes do projeto. Foram realizadas oficinas online e presenciais utilizando o dispositivo Fotodiálogo como objetos mediadores de discussões em grupo. Foram discutidas as temáticas gênero, pandemia e escolha profissional. O espaço de fala possibilitou a troca dos desafios vivenciados pelas meninas durante a pandemia, como isolamento social, dificuldades na adaptação ao ensino remoto e conflitos diante da escolha profissional. Observa-se que os laços sociais criados durante as oficinas tiveram grande importância no suporte emocional diante da pandemia, e o uso do dispositivo de Fotodiálogo nas discussões se revelou como favorável para trabalhar os temas sugeridos.

Externa à Instituição - ADRIANA COSTA DE MIRANDA - SEEDF
Presidente - 1032047 - KATIA CRISTINA TAROUQUELLA RODRIGUES BRASIL
Externa ao Programa - 1465549 - SIMONE APARECIDA LISNIOWSKI
Externa ao Programa - 2079994 - TANIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA