Banca de QUALIFICAÇÃO: Viviane Paula Santos Rocha

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Viviane Paula Santos Rocha
DATA : 02/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://bit.ly/3LnD4Ir
TÍTULO:

PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE MULHERES COM INFERTILIDADE: NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E DIRETRIZES PARA INTERVENÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Infertilidade, enfretamento, impacto psicológico, promoção da saúde mental, diretrizes.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A infertilidade é uma doença que atinge 17,5% das pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo. Embora haja tratamento para contornar o quadro e a tecnologia de reprodução humana assistida esteja em franca evolução de complexidade e taxas de êxito, os casos de sucesso ainda não são a maioria e o acesso é limitado devido ao custo dos procedimentos, principalmente. Como resultado, milhares de pessoas atravessam uma jornada de sofrimento por muitos anos, às vezes, por toda a vida. O impacto psicossocial da infertilidade tem sido apontado como severo e sua repercussão pode incluir agravos à saúde mental de pessoas lidando com o diagnóstico. Num contexto de aumento da infertilidade a Organização Mundial da Saúde recomenda envidar esforços para compreender e enfrentar as suas consequências como forma de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Boa saúde e Bem-estar) e 5 (Igualdade de Gênero). A presente pesquisa se dedica a compreender as necessidades psicossociais, as estratégias de enfrentamento e desenvolver diretrizes para uma atuação do profissional que contribua com a promoção de saúde mental de mulheres com infertilidade. No cerne desta pesquisa, encontra-se a investigação das demandas emocionais e psicológicas predominantes em mulheres em busca da maternidade. Além disso, o estudo busca preencher uma lacuna na literatura ao mapear ações de promoção de saúde mental, conhecer as estratégias adotadas por algumas mulheres, identificar áreas carentes de intervenção e desenvolver um guia prático baseado em melhores práticas com avaliação da sua aceitabilidade por parte de mulheres com infertilidade. Espera-se que este trabalho forneça uma base sólida para abordar o impacto emocional da infertilidade e, assim, contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde e igualdade de gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JOICE CADORE SONEGO
Interna - 241748 - ELIANE MARIA FLEURY SEIDL
Interna - 1347918 - MARIA INES GANDOLFO CONCEICAO
Presidente - 1713775 - SHEILA GIARDINI MURTA
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 11:15
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app07_Prod.sigaa01