Banca de DEFESA: Franciele Costa Silva

DISCENTE : Franciele Costa Silva
DATA : 20/12/2023
LOCAL: https://bit.ly/3sWf9tS

"EU ACREDITO É NA RAPAZIADA": PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS/AS E PERIFÉRICOS/AS NA UNIVERSIDADE

Estudantes negros e periféricos; universidade; escrevivência; permanência

Essa dissertação tem como tema a permanência de estudantes negros/as e periféricos/as na universidade pública. Entende-se que a presença dessas e desses novos atores no âmbito da educação superior tem se ampliado a cada dia, em função das lutas históricas dos movimentos negros e sociais que reverberaram em políticas federais e também no âmbito das universidades, apesar das violências como o racismo. Verifica-se a relevância da Lei 12.711 de 2012, que institui a obrigatoriedade de todas as universidades e institutos públicos de reservar 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, de renda per capita baixa e que se encontrem nos critérios de raça para estudantes negros, indígenas e pessoas com deficiência. Diante dessa grande vitória, faz-se o questionamento de que políticas e ações favorecem a permanência desses e dessas estudantes. Utilizou-se o método de revisão dos artigos que tivesse como descritores estudantes negros, universidade e permanência, precedida pela apresentação do Decreto que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil e a legislação referente a essa medida, recentemente publicada e aprovada no âmbito da Universidade de Brasília – UnB. A análise foi realizada a partir da busca de articulação dos fatores que sejam necessários para a permanência de estudantes negros/as e periféricos na universidade, dentro de uma perspectiva interseccional que visa a compreensão das dinâmicas institucionais e desafios dessas pessoas para a conclusão de seus cursos e presença saudável na universidade para além da permanência material, que é essencial. Alguns resultados a partir da articulação com a escrevivência cunhada por Conceição Evaristo apontam para a necessidade, portanto, de pesquisas de campo para se chegar à singularidade e particularidade do fenômeno e escuta direta desses e dessas estudantes que vivenciam a realidade da universidade e são alvo dessas políticas de assistência. De modo que sejam também participantes e protagonistas nessa construção, validação das ações que tem sido importante nesse processo, e também de propor novas áreas em que possivelmente haja lacunas de ação por parte da universidade.

Externa ao Programa - 1300797 - CLAUDIA DE OLIVEIRA ALVES - nullPresidente - 404847 - ILENO IZIDIO DA COSTA
Interna - 1489228 - LARISSA POLEJACK BRAMBATTI
Externa à Instituição - MAISA MIRALVA DA SILVA - UFG
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 11:33