O INQUIETANTE COLETIVO: MITOLOGIA E SUBJETIVIDADE HISTÓRICA NA PROSA ESTADUNIDENSE SOBRE DESLOCADOS
DESLOCAMENTO, EUA, MIMÉTICO, FANTÁSTICO, INQUIETANTE
A presente tese estabelece as obras Uncle Tom’s Cabin (1852) de Harriet Beecher Stowe, The Jungle (1906) de Upton Sinclair e The Grapes of Wrath (1939) de John Steinbeck, romances canônicos do Realismo/Naturalismo dos Estados Unidos da América (EUA), como um ponto de partida para a análise formal e temática de narrativas que representam diferentes deslocamentos humanos tais como migrações, imigrações, desenraizamentos e afrodiásporas. Tendo-as como referência canônica do modo mimético, são comparadas com outras três obras dos EUA: Invisible Man (1952) de Ralph Ellison, Kindred (1979) de Octavia Butler e Beloved (1987) de Toni Morrison. Estes três romances também tratam de deslocamentos, mas através de um modo fantástico moderno que articula o racismo estrutural estadunidense por meio do inquietante freudiano manifestado de forma coletiva. O objetivo central é estabelecer dois polos esteticamente distintos um do outro, mas que convergem na temática da mobilidade humana, com o intuito de analisar, expor e comparar os diferentes pontos de vista (multidisciplinaridade) e a harmonia (interdisciplinaridade) no estudo do “desplaçamento”. Nestes termos, esta tese parte da premissa de que Ellison, Butler e Morrison, ao tratarem da mesma temática de Stowe, Sinclair e Steinbeck, têm suas obras perpassadas, não somente por suas biografias e contextos histórico-sociais, mas também por um desejo de simbolizar a subjetividade histórica que a contemporaneidade almeja em sua poética.