Banca de QUALIFICAÇÃO: Juliana Farias de Lima Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Juliana Farias de Lima Oliveira
DATA : 25/07/2022
LOCAL: FUP

Hidrorepelência em savanas neotropicais: o que realmente sabemos?

Hidrorepelência; Savana; Infiltração; WDPT; Hidrologia.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e possui diversas fitofisionomias – formações campestres, savânicas e florestais – que apresentam alta diversidade de plantas e animais, tornando-o um dos hotspots globais da biodiversidade. Além disso, o bioma contribui significantemente para diversas bacias hidrográficas brasileiras. No entanto, o conhecimento a respeito dos componentes do balanço hídrico dentro do Cerrado segue incipiente. Estudos demonstram que alguns fatores influenciam a entrada da água nos solos, tais como: mudanças em seu uso, tipos de manejo, densidade de plantas, propriedades físicas do solo e hidrorepelência. Esse último, é observado em diversos tipos de solo em diferentes biomas e, em geral, está associado com a qualidade da matéria orgânica e com o teor de umidade do solo, podendo ser exacerbado pelas queimadas, comuns durante a estação seca no Cerrado. Em geral, o aumento da repelência dos solos à água dificulta a infiltração, impactando diversos componentes do ecossistema. Apesar da importância, pouco se sabe a respeito do fenômeno da hidrorepelência em áreas naturais do Cerrado. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é monitorar o fenômeno da hidrorepelência em duas áreas cobertas por Cerrado Típico, ao longo de seis meses. Espera-se que o grau de hidrorepelência dos solos seja maior durante o início da estação seca e que com o incremento das chuvas diminua gradualmente. Assim, o projeto busca responder as seguintes questões: Há hidrorepelência na savana neotropical brasileira? Em caso positivo, há sazonalidade de tal fenômeno? A infiltração é influenciada por esse fenômeno? Para testar essas variáveis em campo serão utilizados dois métodos principais: o infiltrômetro de minidisco (para a infiltração de água nos solos) e o teste WDPT (Water Drop Penetration Time) para avaliar o grau de hidrorepelência dos solos. Além disso, serão coletadas amostras de solo para avaliação de sua textura e teor de matéria orgânica.

Externo à Instituição - ROBSON WILLIANS DA COSTA SILVA
Interna - 3049879 - ERINA VITORIO RODRIGUES
Presidente - 2275533 - LUIZ FELIPPE SALEMI
Externo ao Programa - 3128717 - UIDEMAR MORAIS BARRAL