Banca de QUALIFICAÇÃO: Frederico Piontkowski de Souza Almeida

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Frederico Piontkowski de Souza Almeida
DATA : 29/07/2022
LOCAL: FUP

Efeitos do fogo prescrito sobre a permeabilidade do solo de uma savana neotropical

fogo – queimadas prescritas – capacidade de infiltração – hidrofobicidade – resistência do solo à água

A savana neotropical brasileira, conhecida regionalmente como Cerrado, é um ecossistema altamente dependente do fogo. Porém, esse ecossistema vem sofrendo com intensos e severos incêndios florestais nas últimas décadas que tem contribuído para seu atual estado de degradação. Conciliar o fogo nesse ecossistema com a redução de sua degradação, que em parte é ocasionada pelo próprio mau uso do fogo, se torna um desafio. As queimadas prescritas podem se tornar uma poderosa ferramenta na busca dessa conciliação de conservação do ecossistema. A fim de entender o comportamento das queimadas prescritas, analisar os efeitos hidrológicos que podem ser causados no solo permitirá entender a relação fogo x solo nos ecossistemas savânicos neotropicais. Capacidade de infiltração, hidrofobicidade e resistência do solo à penetração são características essenciais dos efeitos hidrológicos que podem ser causados pelas queimadas ao solo.

Presidente - 2275533 - LUIZ FELIPPE SALEMI
Externo à Instituição - ROBSON WILLIANS DA COSTA SILVA - USP
Externo ao Programa - 3128717 - UIDEMAR MORAIS BARRAL
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 09:39