Banca de DEFESA: Frederico Piontkowski de Souza Almeida

DISCENTE : Frederico Piontkowski de Souza Almeida
DATA : 26/07/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3aBl_CgsNW2AncBNzFgMFHHWj3Dn_RExOlrUJM8F30Zgw1%40thread.tac

Efeitos do fogo prescrito sobre a permeabilidade do solo de uma savana neotropical

Fogo – Queimadas Prescritas – Savanas Neotropicais – Hidrorrepelência – Resistência à penetração

Queimadas prescritas são maneiras de manejar a quantidade de material combustível em ecossistemas. No entanto, o efeito de tal prática sobre as propriedades físicas do solo ainda precisa ser melhor compreendido, especialmente na savana neotropical brasileira. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da queimada prescrita sobre algumas variáveis físicas do solo de uma savana neotropical. Para tanto, amostrou-se hidrorrepelência, capacidade de infiltração e resistência do solo à penetração em parcelas situadas em regiões contíguas sujeitas e não sujeitas ao fogo prescrito. Observou-se que não houve diferenças significativas do fogo prescrito sobre nenhuma das variáveis. Portanto, além dos efeitos claros no tocante a inflamabilidade do ecossistema, demonstra-se que a queimada prescrita não altera significativamente propriedades físicas do solo. Isso demonstra um aspecto de manutenção do solo mesmo quando submetido a queima prescrita.

Externa ao Programa - 1248799 - ANDREIA DE ALMEIDA - nullExterno à Instituição - Gleicon Queiroz de Brito - EMBRAPA
Interno - 1644727 - LUIZ FABRICIO ZARA
Presidente - 2275533 - LUIZ FELIPPE SALEMI
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 14:07