Banca de QUALIFICAÇÃO: Ygor Oliveira Sarmento Rodrigues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ygor Oliveira Sarmento Rodrigues
DATA : 27/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3arhCyYLCZDoKWY1l20vfq8DUUQmIrX6raH0ld8kDLQuQ1%40thread
TÍTULO:

“DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO MERCÚRIO TOTAL EM ÁGUAS FLUVIAIS E SUA AUTOCORRELAÇÃO COM O USO DA TERRA EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL” do curso de Mestrado em Ciências Ambientais.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercúrio; Savana Brasileira; Risco Ecológico, Fluxo de massa; Krigagem.


PÁGINAS: 18
RESUMO:

O mercúrio (Hg) representa um problema de saúde pública em todo o mundo e a sua disponibilidade na água oferece os maiores riscos ecológicos. Nas regiões tropicais, a liberação de resíduos domésticos e industriais, e o uso e ocupação dos solos são reconhecidos como as principais fontes antrópicas de Hg para os corpos d’água. O trabalho atual relata a dinâmica de transporte e acumulação, bem como o nível de contaminação por Hg na água superficial e nos sedimentos finos e em suspensão do rio Araguaia, na região central do Brasil. Esse rio é um dos principais sistemas fluviais da América do Sul e sua bacia está sujeita a um aumento das atividades de uso dos solos, em especial a exploração de atividades agropecuárias. Foram coletadas amostras de água superficial e de sedimentos finos e em suspensão num total de 45 unidades amostrais ao longo de 335 km do rio. A quantificação de Hg total (HgT) nas amostras de água superficial foi por fluorescência atômica (CVAFS) e dos sedimentos foram realizadas por absorção atômica (CVAAS). Uma análise de componentes principais foi aplicada para analisar a associação entre as concentrações de HgT, as condições ambientais e a intensidade de uso do solo. A cokrigagem foi utilizada para caracterizar a distribuição espacial do HgT e os riscos ecológicos associado às condições ambientais e intensidade de uso do solo. Devido à maior presença dos argilominerais, oxídos de ferro e alumínio, e matéria orgânica, seria compreensível que os sedimentos finos possuíssem as maiores concentrações de HgT; seguidos pelos suspensos por causa do volume de sedimentos e de material particulado carreados para o corpo d’água. A menor concentração de HgT pode estar nas águas superficiais devido à dissolução do metal nessa interface. É esperado maiores concentrações de HgT nas regiões com a maior intensidade do uso do solo, e maior fluxo de massa nas proximidades da Ilha do Bananal devido à direção do fluxo. Com o auxílio dos sistemas geoestatísticos, será possível compreender melhor a dispersão do HgT no rio Araguaia.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3049879 - ERINA VITORIO RODRIGUES
Presidente - 1412797 - JOSE VICENTE ELIAS BERNARDI
Externo ao Programa - 1122801 - JURANDIR RODRIGUES DE SOUZA - null
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 13:24
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32