PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS DO CAMPO NO DISTRITO FEDERAL
educação do campo; formação de professores; práxis
Este estudo tem como objetivo analisar as repercussões da formação promovida pelo Programa Escola da Terra (PET) na formação dos professores da Educação Básica do Campo no Distrito Federal. A pesquisa foca nas experiências dos professores que participaram da formação continuada oferecida pelo PET. Adota uma abordagem qualitativa, utilizando métodos de pesquisa participante, bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário on-line para a coleta de dados. A investigação analisa a percepção dos professores sobre os efeitos da formação continuada do programa e identifica as dimensões do trabalho docente nas quais a formação promoveu avanços nas práticas pedagógicas e na organização do trabalho, conforme a epistemologia das práxis. O período analisado abrange desde a implementação da 1ª Edição do Programa Escola da Terra no DF, em 2018, até 2022, refletindo as experiências dos educadores participantes. Para embasar o debate teórico, utiliza os estudos de Antunes-Rocha (2022), Barros (2018), Curado (2019), Freitas (2022), Hammel (2021) e Novaes (2021). Os resultados revelam que o Programa Escola da Terra permite aos professores refletirem criticamente sobre a escola e suas práticas hegemônicas. Além disso, possibilita a exploração de estratégias para promover transformações na Educação do Campo no Distrito Federal e para reconsiderar a escola como um espaço formativo, entre outras possibilidades de formação docente.