Banca de QUALIFICAÇÃO: Leonardo Halszuk Luiz de Moura

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leonardo Halszuk Luiz de Moura
DATA : 04/08/2022
LOCAL: FUP

Merenda Escolar Indígena e os segredos da floresta: o etnoconhecimento do povo Arara mostrando o que existe para comer na mata

Povos Indígenas, Alimentação tradicional, políticas públicas PNAE

Os Arara, autodenominados Ugorog’mó, são um grupo indígena de língua Karib que habita a bacia do Rio Iriri na região Centro Leste do Estado do Pará. Antes do contato com a sociedade envolvente que aconteceu durante a década de 1980, o povo Arara vivia de forma semi-nômade, caçando e coletando. Após o contato, os grupos Arara foram aldeados e a agricultura, fomentada pela FUNAI como técnica de sedentarização, passou a ser uma das principais atividades de subsistência do grupo.Desde o contato com a sociedade não-indígena, os Arara estão transformando seus hábitos alimentares, substituindo progressivamente a alimentação tradicional por alimentos da cidade. Esse processo, que tem causado um impacto negativo na saúde Arara e também a erosão do conhecimento tradicional sobre os alimentos consumidos antes do contato, se intensificou a partir de 2012, com a implementação do programa de compensação aos indígenas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Este projeto se propõe analisar as possibilidades de elaboração e execução de um projeto piloto de alimentação escolar que inclua os alimentos que fazem parte do conhecimento tradicional do povo Arara. Para tanto será utilizada uma metodologia de pesquisa-ação envolvendo jovens e anciãos das aldeias como co-pesquisadores no levantamento de conhecimento e informações sobre espécies alimentícias consumidas por seu povo antes do contato e na elaboração de proposta de inclusão destes alimentos na alimentação das escolas da TI Arara.

Presidente - 1706943 - JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
Interno - 1374089 - MARIO LUCIO DE AVILA
Interna - 1745913 - MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 27/07/2022 09:31