EVASÃO E O USO DOS CHATBOTS NO EAD DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA
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A evasão escolar é um grande problema na educação à distância. O número de alunos que desistem no meio do curso é grande e isso está relacionado, também, com a falta de interação, de engajamento e motivação para chegar até o final do curso. Essa pesquisa se propôs a estudar a questão a evasão escolar na educação superior, a fim de compreender o contexto de crescimento e mercantilização da educação em que o problema está inserido, analisando os interesses perseguidos pelas instituições de ensino, em contrapartida com a função tradicional da educação superior e o propósito da aprendizagem. A partir disso, analisamos a proposta de empresas desenvolvedoras de chatbots para a educação superior, por meio da análise de conteúdo de artigos publicados em blogs das referidas empresas. Descobrimos que a proposta destas empresas é de que o uso dos chatbots integra principalmente o desenvolvimento de atividades administrativas das instituições, com o objetivo de melhorar a comunicação com os alunos e atendê-los com mais rapidez. Quando falamos de atividades pedagógicas, o uso dos chatbots é empregado majoritariamente para realização de tarefas prescritas, seguindo uma lógica intuicionista. As empresas desenvolvedoras acreditam que os chatbots podem contribuir para satisfação e engajamento dos alunos, no entanto a proposta é voltada para uma lógica de atendimento ao cliente e não para aprendizagem e desenvolvimento acadêmico.