Banca de QUALIFICAÇÃO: Victor Gabriel Rodrigues Viana de Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Victor Gabriel Rodrigues Viana de Oliveira
DATA : 22/08/2022
LOCAL: Online. Microsoft Teams

POLÍTICA DE GESTÃO COMPARTILHADA NO DISTRITO FEDERAL: uma análise a partir do Ciclo de Políticas

Gestão compartilhada, Militarização, Ciclo de políticas, Educação em Direitos Humanos

Este projeto está vinculado à linha de pesquisa “Educação em e para os Direitos Humanos e Cidadania” do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU) da Universidade de Brasília (UnB), bem como foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília sob o certificado de apresentação de apreciação ética de número 58865422.1.0000.5540. Diante do novo quadro político emergido em 2019 no Brasil, com a supremacia de princípios neoliberais e conservadores, em especial na valorização da cultura castrense nas diversas esferas sociais, uma política cunhada no compartilhamento da gestão escolar com Instituições de Segurança ganhou notoriedade no panorama da educação pública e levantou indagações acerca da formação humana dos educandos e da autonomia das unidades escolares diante da intervenção dos militares. Por meio da abordagem do Ciclo de Políticas e seus contextos, desenvolvido por Stephen John Ball, o presente projeto objetiva compreender a política de Gestão Compartilhada nas escolas-piloto da rede pública do Distrito Federal, a partir da ótica dos policiais militares envolvidos na política. Preliminarmente a pesquisa terá o condão de identificar o contexto das influências que desencadearam a política, e após, descrever os principais instrumentos normativos que a regem principalmente no âmbito distrital. Em seguida, a pesquisa, uma vez aprovada, prestar-se-á a compreender como a política é interpretada a partir das dimensões contextuais dos policiais militares para, por fim, conseguir investigar de que modo a inserção dos militares nas escolas pode interferir na educação em e para os Direitos Humanos. Além da própria concepção metodológica do Ciclo de Políticas, que se assumirá como referencial para a análise da política, a pesquisa desenvolverá discussões teóricas qualitativas fundamentadas em autores nos campos críticos da pedagogia e dos direitos humanos e, seguindo um roteiro semiestruturado e previamente aprovado, realizará ainda entrevistas com quatro policiais militares envolvidos no projeto, sendo um de cada escola-piloto, a fim de alcançar o contexto da prática, embora inexaurível em face da recentidade da política.

Externo à Instituição - WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU
Interna - 777036 - NAIR HELOISA BICALHO DE SOUSA
Interno - 2414166 - RODRIGO MATOS DE SOUZA
Interna - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO