Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANE FRIEBEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANE FRIEBEL
DATA : 13/04/2023
LOCAL: TEAMS
ALFABETIZAÇÃO PELA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA CLASSE 01 DA ESTRUTURAL - PROJETO INTERVENTIVO.

Projeto interventivo. Aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico. Emancipação. Ciclos de Aprendizagem.

Com este projeto de pesquisa, vislumbra-se a investigação do Projeto Interventivo, metodologia do Bloco Inicial de Alfabetização, como estratégia de intervenção pedagógica com vistas à alfabetização de estudantes com lacunas de aprendizagens do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 01 da Estrutural – DF. Como objetivo geral, partindo do contexto sócio-histórico, busca-se averiguar se o referido projeto, elemento constitutivo da organização do trabalho pedagógico, proporciona oportunidades de aprendizagens. O aporte teórico desenvolver-se-á, entre outros, a partir dos estudos de Pedro Demo, Paulo Freire, Benigna de Freitas Villas Boas, António Nóvoa e Edgar Morin. Nesse sentido, a investigação pretende alcançar resultados que evidenciem o Projeto Interventivo como interface para a alfabetização e aprendizagem autoral no último ano do BIA. Ainda, acrescenta-se que tais resultados satisfatórios geram ganhos significativos na formação dos estudantes, evitando a repetência e a evasão escolar.

Interna - 1193040 - ELEN CRISTINA GERALDES
Presidente - 176.083.417-34 - PEDRO DEMO - USS
Interno - 373.413.428-54 - RENAN ANTÔNIO DA SILVA - UNESP
Externo à Instituição - RICARDO SPÍNDOLA MARIZ