Banca de QUALIFICAÇÃO: Adhara Campos Vieira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Adhara Campos Vieira
DATA : 26/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: TEAMS
TÍTULO:
O PERFIL DO PARCEIRO OFENSOR NA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER
 

PALAVRAS-CHAVES:

Direitos Humanos. Ofensores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Grupo de homens. Pensamento Sistêmico Completo. Campo de Memória. Representações Sociais. Masculinidades.


PÁGINAS: 26
RESUMO:

O presente estudo tem como intuito pesquisar os contextos de memória de violência doméstica e familiar contra a mulher e verificar quais influências individuais ou sociais atuam nos ofensores, pesquisando o histórico familiar e geracional de suas famílias e seus perfis, a fim de entender os motivos que levam os ofensores de violência doméstica e familiar a agredirem suas parceiras. Tem como objetivo propor a inclusão do homem nas políticas públicas e ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, dentro da promoção dos direitos humanos.
Esta pesquisa visa, portanto, uma compreensão mais ampla do fenômeno da violência, com a proposta de realizar intervenções a partir de grupo de acompanhamento a homens que respondem a processo por violência doméstica e familiar contra suas parceiras, bem como coletar dados que verifiquem o histórico familiar e o perfil destes ofensores.
Utilizaremos como referencial teórico o pensamento sistêmico complexo e estudos de gênero e de masculinidades, bem como a pesquisa de campo com grupo de homens, denominados “Círculos Sistêmicos”, questionário e genossociograma aplicado aos participantes e a outros ofensores do Distrito Federal e estados, bem como entrevistas com magistradas, magistrados, servidoras e servidores responsáveis pelo atendimento a ofensores junto aos Tribunais cadastrados.
A pesquisa será quantitativa-qualitativa, com enfoque em políticas públicas voltadas à prevenção e enfrentamento do fenômeno da violência doméstica, a partir de autores que abordam a temática assunto. Utilizaremos termos para assegurar o pesquisador e o pesquisado, baseado no comitê de ética em pesquisas e observâncias às Resoluções e Protocolos de segurança, em especial às Resoluções n.º 466/2012 e n.º 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Leonardo Vieira Wandelli
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO REIS DE PAULA
Externa ao Programa - 2729067 - DANIELA MARQUES DE MORAES
Interna - 2558243 - RENISIA CRISTINA GARCIA FILICE
Presidente - 1821597 - VANESSA MARIA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 08:38
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app07_Prod.sigaa01