Banca de QUALIFICAÇÃO: Rodrigo Oliveira de Castro Dias

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rodrigo Oliveira de Castro Dias
DATA : 10/05/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO:

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA E LIBERDADE - O QUE HANNAH ARENDT TEM A DIZER SOBRE O BOLSONARISMO E OS ATOS GOLPISTAS DE 8 DE JANEIRO?


PALAVRAS-CHAVES:

Hannah Arendt; Bolsonarismo; Totalitarismo; Racismo Estrutural; Banalidade do Mal; Necropolítica


PÁGINAS: 44
RESUMO:

A partir do estudo de caso dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a presente dissertação busca entender o fenômeno do Bolsonarismo e em especial as suas intersecções com a teoria de Hannah Arendt sobre o totalitarismo e conceitos ramificados desta como: a solidão e desarraigamento dos indivíduos nas sociedades contemporâneas; a ideologia totalitária; o terror; a banalidade do mal; o papel da propaganda, da mentira e do cientificismo profético; e as características da liderança totalitária. A pergunta de pesquisa que nos norteia é: podemos explicar, a partir da ótica teórica de Hannah Arendt, o Bolsonarismo enquanto um movimento totalitário? Contudo, por estarmos vivenciando esta realidade no sul global, e não em um país europeu, nos coube aqui também fazer um breve resgate sobre as características peculiares do fenômeno bolsonarista que são presentes pelas raízes históricas e sociais de um país colonizado, passamos então brevemente por o nosso racismo estrutural, a misoginia e a necropolítica como elementos também centrais para a compreensão deste fenômeno social, histórico e político brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MANUELA PINTO VIEIRA D'ÁVILA
Presidente - 1821597 - VANESSA MARIA DE CASTRO
Interno - 2290568 - WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
Interno - 718307 - WELLINGTON LOURENCO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 05/05/2023 15:32
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa25