Banca de QUALIFICAÇÃO: Shyrley Tatiana Peña Aymara

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Shyrley Tatiana Peña Aymara
DATA : 18/05/2023
LOCAL: TEAMS
AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DAS RONDAS CAMPESINAS EM PUNO (PERU) E DAS RONDAS COMUNITÁRIAS EM CHERÁN (MÉXICO): CAMINHOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO DIREITO NA AMÉRICA LATINA

Rondas campesinas. Rondas comunitárias. Peru. México. O Direito Achado na Rua. Descolonização.

O objetivo desta tese de doutorado é comparar as formas de organização política e epistêmica das rondas campesinas de Puno (Peru) e das rondas comunitárias de Cherán (México). Ao fazer isso, o objetivo é contribuir para os estudos na academia no campo interdisciplinar, com base nos estudos latino-americanos e nos estudos da descolonização do direito que vieram das contribuições dos movimentos sociais e do constitucionalismo latino-americano. O Capítulo 1 trata da abordagem teórica em que serão apresentados os fundamentos do Grupo Modernidade/Colonialidade, analisando as noções de colonização, colonialismo e colonialidade, os diálogos com a teoria crítica dos Direitos Humanos, a corrente teórica do Direito Achado na Rua e a Descolonização e descolonialidade nessa corrente. Isso, contribuiu para o desenvolvimento e a proposta do Capítulo 2, que trata da metodologia, onde é desenvolvido o lugar de enunciação da pesquisadora, são apresentadas as metodologias emergentes e necessárias na América Latina, como a Pesquisa-Ação Participativa (PAR) e o co-trabalho. Em seguida, descreve o método a ser utilizado juntamente com o modelo de entrevista semiestruturada que será aplicado após o trabalho de campo no Peru e no México. O texto termina com o cronograma aproximado das atividades a serem realizadas e as referências bibliográficas utilizadas até o momento.

Externo à Instituição - JESÚS ANTONIO DE LA TORRE RANGEL
Externo ao Programa - 1418046 - ANTONIO SERGIO ESCRIVAO FILHO
Externo à Instituição - Eduardo Xavier Lemos
Presidente - 191.173.968-91 - JOSE GERALDO DE SOUSA JUNIOR - UnB