Banca de QUALIFICAÇÃO: Jorge Humberto da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jorge Humberto da Silva
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Teams
Concepções e estratégias utilizadas para a educação em direitos humanos no ensino superior privado do Distrito Federal.

Educação em Direitos Humanos, Ensino Superior Privado, Educação Emancipatória,

A educação em direitos humanos desempenha um papel fundamental no ensino superior, pois é responsável por promover uma formação acadêmica mais abrangente, ética e engajada com a construção de uma sociedade mais inclusiva. Nesse contexto, ela se torna uma ferramenta importante para desenvolver indivíduos conscientes de seus direitos e responsabilidades, capazes de contribuir de forma significativa para o avanço da efetivação dos direitos humanos. Desta forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções e estratégias adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Distrito Federal para a educação em direitos humanos, de modo a identificar a presença de uma perspectiva emancipatória ou normativa no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nas matrizes curriculares dos cursos ofertados. A escolha da esfera privada justifica-se pela intensificação da educação superior enquanto produto mercadológico que vem se consolidando ao longo dos anos, a ausência de estudos sobre a temática nesses espaços, bem como pela representatividade desse segmento no cenário da educação superior do Brasil onde se encontra a maioria dos jovens estudantes. Para o melhor entendimento desta situação e seu aprofundamento, a análise se dará pela pesquisa qualitativa e exploratória. A pesquisa bibliográfica trará sustentação para a perspectiva teórica, o procedimento a ser adotado para a coleta de dados serão dois; análise documental das legislações pertinentes à educação em direitos humanos no Brasil e dos Planos de Desenvolvimento Institucional das IES pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com gestores dos cursos e docentes destas IES.

Externa à Instituição - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Presidente - ***.085.158-** - NAIR HELOISA BICALHO DE SOUSA - USP
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR CARBONARI
Interno - ***.083.417-** - PEDRO DEMO - USS