Rueira Brasília : Educação Popular em Direitos Humanos, Vulnerabilização Social e Luta por Direitos no Contexto da Violência
O tema desta dissertação é a população rueira de Brasília e sua relação com as violações de direitos humanos. Tem por objetivo geral descrever e analisar as interpretações da população em situação de rua sobre as violações de direitos humanos que têm experimentado em sua vivência rueira, em especial as que se configuram como violências e analisar se a educação formal consegue mobilizar esse grupo para a participação social pela luta por direitos e políticas públicas. Como objetivos específicos, propõe-se a discutir conceitos relevantes para essa pesquisa como população em situação de rua, violência, direitos humanos, participação social e educação não formal ;e, aproximar-me da população rueira, por meio de diferentes técnicas e estratégias, para ouvi-la como sujeito desta pesquisa, e não objeto dela. As justificativas deste estudo são a Declaração dos Direitos Humanos e todos os tratados e normas e leis e utopias de um mundo justo; o olhar apreensivo pelos rueiros e rueiras e a impotência de não conseguir fazer muito e a esperança de contribuir para que suas narrativas, suas visões de mundo, suas alegrias e dores fossem consideradas. Trata-se de uma pesquisa teórica, quali-quantitativa e de natureza simultaneamente descritiva e explicativa, com o método de estudo etnográfico associado à pesquisa-ação e à observação participante. Os principais resultados são: o reconhecimento da importância da educação em espaços não formais que trabalhem, de forma colaborativa e sensível, com a população de rua, aprendendo e ensinando sobre direitos humanos.