Banca de DEFESA: Claudete Cardoso Penteado

DISCENTE : Claudete Cardoso Penteado
DATA : 28/12/2023
LOCAL: Microsoft Teams
A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DE PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA CLASSE DE CEILÂNDIA

Prática Pedagógica, Educação em Direitos Humanos, Professores.

Este estudo é a continuação do projeto de pesquisa “Experiências de educação em direitos humanos e de mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal”, desenvolvida entre 2018 e 2022, sob coordenação da Profª Drª Nair Heloísa Bicalho de Sousa, coordenadora Núcleo de Estudos Para a Paz e Direitos Humanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEP/CEAM/UnB), contemplada em fomento junto a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A presente dissertação tem como objetivos identificar a prática pedagógica em educação em direitos humanos dos/as professores/as do ensino fundamental – anos iniciais, bem como perceber a concepção de educação em direitos humanos que orienta as práticas pedagógicas. Para tanto, buscamos perceber se os/as professores/as possuem conhecimento acerca do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2006) e das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DNEDH, 2012), principais políticas públicas relacionadas à educação em direitos humanos. Essa pesquisa é um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo, de abordagem qualitativa (documental) e quantitativa (estatística). Destacam-se como fundamentos teóricos: Brasil (2006, 2012); Candau (2003, 2005, 2009); Benevides (2008); Candau & Sacavino (2010); Carbonari (2006, 2007); Freire, (1987,, 1996,1999); Magendzo (2008); Sousa (2016, 2017); Zenaide (2008, 2020); Monteiro Silva & Tavares (2013); Gil (1999); Lakatos & Marconi (2003); Flick (2006); Triviños (1987); e Minayo, (2007). Como campo empírico selecionamos uma escola da rede pública de Brasília, Distrito Federal, localizada em Ceilândia. Os sujeitos da pesquisa foram doze professores/as que atuam na segunta etapa da educação básica ensino fundamental – anos iniciais, dos quais dois, desenvolvem funções direção e vice-direção. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevista semi-estruturada, à observação participante e análise documental. Para apreensão das informações obtidas nos embasamos na análise de conteúdo proposta por Guerra (2006). A pesquisa evidenciou que as categorias prática pedagógica, educação em direitos humanos e ensino fundamental – anos inciais, sinalizam identidade com a educação popular e as temáticas que são trabalhadas em sala de aula, pois a escola desenvolve projetos que tratam sobre a educação em direitos humanos e a prática pedagógica. Alguns sujeitos da pesquisa possuem concepções sobre a educação em direitos humanos que mantém aproximações com as perspectivas dos/as autores/as estudados e favorecem estudos capazes de ressignificar a relação entre a prática pedagógica e a educação em direitos humanos. Na organização prática educativa foram identificados recursos didáticos pedagógicos e metodologias participativas coerentes com a educação em direitos humanos que favorecem o empoderamento dos estudantes nas dimensões pessoal e coletiva, o que contribue para caracterização da escola como espaço concreto de vivências e promoção de direitos.

Presidente - ***.085.158-** - NAIR HELOISA BICALHO DE SOUSA - USP
Interna - 1170952 - LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Externo à Instituição - FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE - UFPB