Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA MARIA SANTOS HONOTORIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITA MARIA SANTOS HONOTORIO
DATA : 18/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório PPGDH
TÍTULO:

AS MULHERES KALUNGA EXTRATIVISTAS NATURAIS E A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE:
Um debate sobre branquitude, exploração e usurpação a partir do estudo de caso do registro de exclusividade da marca "Baunilha do Cerrado"


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres quilombolas; Kalunga, Quilombo, Usurpação; Exploração, Expropriação de conhecimentos; Desigualdade, Baunilha do Cerrado, Branquitude, Racismo, Economia, Sociedade Desigual.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A pesquisa pretende analisar os processos de usurpação e expropriação pelos quais tem passado historicamente os povos e comunidades tradicionais no Brasil e em especial as mulheres extrativistas tradicionais do Território Kalunga de Goiás e Tocantins. O enfoque será dado nos instrumentos de análise e observação das dinâmicas das classes dominantes no contato com as mulheres quilombolas. Essas mulheres são, em sua maioria, extrativistas, que trabalham com produtos e serviços de base tradicional para o sustento e que comercializam o excedente como forma de geração de renda. A discussão central é sobre racismo e desigualdade, a partir dos aspectos culturais e econômicos e com o suporte teórico dado pelo livro Sociedade Desigual (Theodoro, 2022) e a discussão sobre branquitude produzida por Cida Bento (2022). A pesquisa busca analisar, a partir de casos concretos a serem estudados, como é o caso do registro de exclusividade da marca "Baunilha do Cerrado" pelo Instituto ATÁ, as redes articuladas que desenvolvem projetos apoiados por políticas públicas de incentivo financeiro, com vistas a desenvolver atividades que contemplem a pauta de sustentabilidade e cultura. O projeto busca compreender quais são os artifícios de convencimento ou de omissão de informações mobilizados pelos agentes, para convencer essas mulheres a participarem de seus projetos e como isso pode refletir dinâmicas de exploração e expropriação de saberes e trabalho. Além disso, nos interessa aqui saber se as mulheres têm a base da compreensão necessária dos processos que estão envolvidas, para produzir análise acerca de como esses casos acabam por reforçar relações baseadas na usurpação de direitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 776981 - MARIO LISBOA THEODORO
Interna - 1193040 - ELEN CRISTINA GERALDES
Interno - 2290568 - WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - GIVANIA MARIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 14:19
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24