O Ensino de Ciências Inclusivo no Ensino Médio Integrado sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Sócio-Cultural
Inclusão escolar, ensino de Ciências, Ensino Médio Integrado
A investigação em pauta, conduzida em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), teve como objetivo analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nas disciplinas de Ciências da Natureza dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, à luz da pedagogia histórico-crítica e da teoria sócio-histórica. De modo específico, buscamos: 1) descrever os principais documentos normativos institucional que subsidiam e orientam a escolarização dos estudantes com deficiência nos cursos técnicos integrados Ensino Médio; 2) mapear como a inclusão está presente nos documentos norteadores das práticas educativas (ou pedagógicas) das disciplinas das Ciências da natureza (Física, Química e Biologia), incluindo planos de curso, plano de ensino, plano de aula e adaptações curriculares; 3) ouvir os sujeitos envolvidos no processo de inclusão: a) coordenadores dos NAPNE, b) professores (Biologia, Química e Física) e c) estudantes da inclusão; e, 4) elaborar, implementar e avaliar um curso piloto de formação para os professores das Ciências da natureza com base nos princípios da pedagogia histórico-crítica e da teoria sócio-histórica. Em conformidade com os pressupostos teóricos, optou-se pelo materialismo histórico-dialético como abordagem teórico-metodológica. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica preliminar, uma análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e grupo de reflexão como técnicas de coleta e construção dos dados no estudo empírico, envolvendo docentes e coordenadores dos núcleos de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE). A análise temática dialógica (ATD) foi utilizada na análise e interpretação dos dados provenientes das entrevistas semiestruturadas, enquanto os núcleos de significação (NS) foram utilizados para analisar as informações emergentes do grupo de reflexão. Como conclusão preliminar, entre os principais achados obtidos destacamos uma lacuna significativa de trabalhos que relacionados ao ensino de Ciências Inclusivo no Ensino Médio, na análise documental, observamos um esforço da instituição em se adequar as normas nacionais e estruturar um serviço de apoio aos estudantes com deficiência mais efetivo. Quanto aos documentos que norteiam o trabalho docente, não encontramos informações de ações que contemplem estratégias ou atividades para beneficiar a aprendizagem dos estudantes. Em relação aos coordenadores dos NAPNEs, observamos a necessidade de formação e uma equipe que fortaleça o serviço do núcleo. Por fim, em relação ao Grupo de Reflexão (EM DESENVOLVIMENTO)