A ATUAÇÃO DOCENTE EM FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Alfabetização Científica; Feira de Ciências; Formação de Professores.
Nesta pesquisa, analisamos a atuação docente nas Feiras de Ciências em um município do interior da Bahia, visando compreender os desafios e as perspectivas na promoção da alfabetização científica. O estudo partiu do pressuposto de que as Feiras de Ciências representam um espaço potencial para a educação científica, nas quais professores podem incentivar a curiosidade e a investigação entre os estudantes. O objetivo geral foi compreender como se dá o processo de preparação das feiras, investigando as dificuldades que os docentes enfrentam ao orientar projetos voltados à alfabetização científica. Os objetivos específicos incluíram: mapear as justificativas dos professores que participam das feiras, analisando suas motivações e expectativas; analisar os editais recebidos da Secretaria da Educação da Bahia e a documentação gerada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE) da cidade onde a pesquisa foi realizada, para entender as diretrizes e recursos disponíveis; acompanhar o processo de organização das Feiras de Ciências no município, incluindo a interação entre professores, estudantes e NTEs; e avaliar a percepção de um grupo de professores que participaram da última edição da Feira de Ciências para identificar suas dificuldades na promoção da Alfabetização Científica nas orientações dos projetos. A metodologia adotada foi qualitativa com uso de formulários do Google, análise de editais, do acompanhamento da coordenação do NTE 11. Para aprofundamento na compreensão das concepções dos professore realizamos uma técnica denominada Grupo de Reflexão. Para análise qualitativa das diferentes informações coletadas utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da pesquisa nos revelaram que, embora os docentes reconheçam o valor das Feiras de Ciências como uma estratégia para desenvolver competências científicas nos estudantes, eles enfrentam diversos obstáculos, tais como a falta de recursos materiais, formação inadequada e a necessidade de apoio institucional. Os resultados indicam que a participação nas Feiras de Ciências é percebida como uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento profissional dos professores e para o engajamento dos estudantes em práticas científicas. Consideramos que as dificuldades mencionadas refletem uma necessidade urgente de políticas públicas que priorizem a formação continuada dos docentes e a melhoria da infraestrutura escolar. As considerações finais enfatizam a importância de um suporte mais efetivo por parte dos NTEs, bem como a necessidade de uma articulação mais sólida entre os editais e as realidades locais das escolas. Essa pesquisa contribui para um entendimento mais aprofundado sobre a dinâmica das Feiras de Ciências e oferece subsídios para reflexões sobre práticas educativas que favoreçam a formação de cidadãos críticos e cientificamente alfabetizados, alinhados com os desafios contemporâneos da educação.