Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA CRISTINE CARLOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA CRISTINE CARLOS COSTA
DATA : 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Meio remoto (Plataforma Teams)
TÍTULO:

Dependência, precarização e subdesenvolvimento: desafios da educação científica latino-americana a partir de coletivos de professores


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; dependência; Superexploração; desenvolvimento; coletivos docentes.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

A presente pesquisa está centralizada no debate do Ensino de Ciências na América Latina, considerando as nuances da educação e do trabalho docente contextualizados nas contradições de quem reside na periferia do capitalismo. O problema de pesquisa se evidencia a partir das consequências da relação da dependência sobre os processo formativos, particularmente no Ensino de Ciências, com a importação dos modelos de educação, das produções e participação em C&T e da superexploração do trabalho docente evidenciado no avanço de políticas neoliberais no ensino. A partir do enfrentamento dos desafios enunciados pela teoria da dependência, o trabalho pretende elencar a potencialidade dos coletivos de professores organizados coletivamente, para mobilizar os aspectos da educação científica na composição da elaboração de desenvolvimento de um projeto nacional em defesa do comprometimento com a emancipação social e política no território. Por meio da Pesquisa Ação Participátoria pretende-se compreender como coletivos vinculados à Educação e ao Ensino de Ciências se apropriam das lutas históricas latino-americanas para pensar uma política de desenvolvimento nacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3009118 - PAULO GABRIEL FRANCO DOS SANTOS
Interno - ***.374.469-** - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC
Interna - ***.325.970-** - ROSELINE BEATRIZ STRIEDER - UFSC
Externa à Instituição - NATALY CARVALHO LOPES - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 17:12
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app34.sigaa34