Dependência, precarização e subdesenvolvimento: desafios da educação científica latino-americana a partir de coletivos de professores
Ensino de Ciências; dependência; Superexploração; desenvolvimento; coletivos docentes.
A presente pesquisa está centralizada no debate do Ensino de Ciências na América Latina, considerando as nuances da educação e do trabalho docente contextualizados nas contradições de quem reside na periferia do capitalismo. O problema de pesquisa se evidencia a partir das consequências da relação da dependência sobre os processo formativos, particularmente no Ensino de Ciências, com a importação dos modelos de educação, das produções e participação em C&T e da superexploração do trabalho docente evidenciado no avanço de políticas neoliberais no ensino. A partir do enfrentamento dos desafios enunciados pela teoria da dependência, o trabalho pretende elencar a potencialidade dos coletivos de professores organizados coletivamente, para mobilizar os aspectos da educação científica na composição da elaboração de desenvolvimento de um projeto nacional em defesa do comprometimento com a emancipação social e política no território. Por meio da Pesquisa Ação Participátoria pretende-se compreender como coletivos vinculados à Educação e ao Ensino de Ciências se apropriam das lutas históricas latino-americanas para pensar uma política de desenvolvimento nacional.