Banca de DEFESA: Aluisio Viveiros Camargo

DATA : 19/01/2023
LOCAL: Sala de Reuniões 1 da FACE

PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DE PROJETOS COMPLEXOS ESPACIAIS

Gerenciamento; Programas/Projetos; Complexidade; Competências; Setor Espacial.

O gerenciamento de programas projetos vem promovendo uma transformação significativa na economia mundial, revelando a premência do desenvolvimento de competências gerenciais relevantes, em múltiplas dimensões, para melhor desempenho por pessoas e organizações em contextos de complexidade. Como o setor espacial detém características que o individualizam de outros seguimentos tecnológicos e inovadores, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar o nível de desenvolvimento necessário de competências para gerenciamento de seus programas ou projetos complexos. Para se construir conhecimentos a esse respeito, o estudo se alicerça em duas abordagens metodológicas e técnicas articuladas: primeiramente, vale-se da revisão bibliométrica para o levantamento de literatura acerca da natureza e das principais características do gerenciamento de programas e projetos complexos no setor espacial; em segundo momento, a análise de questionário se mostrou uma técnica quantitativa relevante para levantamento de indicadores das principais competências gerenciais para atuação em iniciativas complexas espaciais. Essa triangulação entre diferentes fontes e métodos de coleta, permitiu estabelecer um diálogo entre as perspectivas teóricas relacionadas ao gerenciamento de projetos complexos e a visão quanto ao nível de desenvolvimento de competências exigidos para sucesso gerencial no setor espacial. Com efeito, espera-se esteja contribuindo para a construção de um corpo de conhecimento rigoroso, válido e confiável no campo de estudo do gerenciamento de programas ou projetos complexos para que se possa, eventualmente, ser aplicado a uma realidade empírica no contexto de atividades espaciais.

Externo à Instituição - MÁRCIO MARTINS DA SILVA COSTA
Interno - 1412825 - JOSE MARCIO CARVALHO
Presidente - 722.641.011-72 - LEANDRO BOLZAN DE REZENDE - UTK
Interno - 2535838 - LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA