INSPIRAÇÕES COREOGRÁFICAS:
Uma análise do Butoh -Fu para experimentações cênicas e composições de movimentos
Processo criativo; butoh; Tatsumi Hijikata; notação de movimento; performance.
A presente tese apresenta e analisa o método notacional de Tatsumi Hijikata, o Butoh-fu, com ênfase nos cadernos de Hijikata enquanto um modelo inspiracional para desenvolvimento de estudos performativos e pedagógicos. A pesquisa busca refletir sobre como esse pode auxiliar e contribuir para o ensino de estudos performativos e quais procedimentos de criação de movimentos são possíveis em sala de aula. Inicialmente, foi estabelecida uma relação entre o Butoh-fu e outros métodos notacionais a partir dos estudos de Ann Hutchinson Guest. Adiante, foram estudados os autores: Takashi Morishita, Christine Greiner, Kuniichi Uno, Thiago Abel, Éden Peretta entre outros a fim de contextualizar a dança Butoh e o Butoh-fu. Para uma maior compreensão acerca dos cadernos de Hijikata, buscou-se a tese de doutorado de Kurt Wurmli em diálogo a outras referências, a fim de ampliar o conhecimento sobre as escolhas estéticas de Hijikata. Por fim, foram criados estudos performativos, os quais foram apresentados e aplicados em disciplinas da graduação da Universidade de Brasília e da Universidade Federal da Grande Dourados. Espera-se que este estudo possa contribuir para o ensino do corpo em movimento, e do processo criativo da performance.