INCLUSÃO SOCIODIGITAL DE PROFESSORES QUE ATUAM COM VIOLONCELO ONLINE: UMA ANÁLISE COM BASE NA PROPOSTA FIPELD
Ensino-aprendizagem de violoncelo online; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; inclusão sociodigital; proposta FIPELD.
A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a inclusão sociodigital de professores de violoncelo que atuam no ensino online. A partir da revisão de literatura iniciei a coleta de dados por meio de questionário com um grupo com 76 (setenta e seis) professores de diferentes regiões do Brasil via wathssap com objetivo de identificar o perfil de formação de professores de violoncelo que atuam no ensino online e entender como esses professores têm utilizado as TDIC no ensino. A partir dessa coleta selecionei três professores que ensinam em diferentes contextos e realizei entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados identificou o perfil de formação de vinte professores e apontou particularidades de literacia digital, a maioria possui formação superior e todos utilizam TDIC para o ensino. Os dados são discutidos a partir de uma proposta de formação de professores com foco na literacia digital (FIPELD). Os resultados apontam que os professores não tiveram formação direcionada para literacia digital e lidam com as TDIC a partir de suas experiências. A pesquisa também revelou a necessidade de publicações dentro da área de educação musical direcionadas à inclusão sociodigital.