Banca de QUALIFICAÇÃO: Douglas de Oliveira Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Douglas de Oliveira Silva
DATA : 01/12/2022
LOCAL: Sala do PPG- MUS/Online

Design instrucional contextualizado em aulas de música online: um estudo sobre a produção de conteúdos síncronos e assíncronos na disciplina prática de conjunto do curso de licenciatura em música da UnB

design instrucional contextualizado. aulas de música online. conteúdos síncronos e assíncronos. prática de conjunto. licenciatura em música a distância.

Esse estudo foi realizado na disciplina prática de conjunto online do curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília (UnB). Por conta dos ajustes no calendário de atividades, que foram necessários em função da pandemia da COVID-19, os semestres 2/2021, 1/2022 e 2/2022 ocorreram no período de novembro de 2021 a fevereiro de 2023. Na introdução deste estudo será apresentado o memorial acadêmico (PRADO e SOLIGO, 2007) com a formação musical do pesquisador e como surgiu o interesse pelo tema desta dissertação de mestrado acerca do design instrucional contextualizado em aulas de música online: um estudo sobre a produção de conteúdos síncronos e assíncronos na disciplina prática de conjunto do curso de licenciatura em música da UnB. Durante a pandemia da COVID-19 surgiram discussões (Giorno e Rosa, 2020; Hodges et al., 2020; Esteve, 2008; Saldanha, 2020) acerca das aulas online desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial. Parte dessas discussões também ocorreram no âmbito da educação musical (Silva Souza, 2020; Gohn, 2020; Utermohl, 2020) em que diferentes autores abordaram a necessidade de estratégias que pudessem auxiliar os professores na criação de materiais (diretrizes pedagógicas, modelos e estudos) de conteúdos síncronos e assíncronos. Acerca da produção de aulas online há autores (FILATRO, 2015; KENSKI, 2015; MORAES et. al. 2021) que têm discutido a teoria do Design Instrucional (DI) e o modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation). Essa teoria e esse modelo têm sido utilizados na estruturação de cursos de Educação a Distância (EaD) em diferentes áreas do conhecimento, inclusive em aulas de instrumento (SANTIAGO, 2013; JUNIOR, 2016; VELOSO e SILVA, 2016). No ensino remoto emergencial uma das disciplinas que foram diretamente afetadas foi a prática de conjunto que contava inicialmente com a participação de estudantes de diferentes instrumentos interagindo no mesmo espaço físico (VORDERMAN, 2015). Nesse contexto de aulas remotas parte dos problemas relatados por professores de música era a dificuldade que se tinha ao se dar aulas individuais ou coletivas do mesmo instrumento pelos problemas de atraso de imagem e som decorrentes da variação do sinal de internet (GOHN, 2020; FILHO ET. AL., 2021). Parte dos estudos discutem estratégias de ensino. Em aulas de instrumento, mas não são discutidas estratégias para as aulas de prática de conjunto. Na revisão de literatura é apresentado o estado do conhecimento (PEREIRA, 2013; BARICHELLO, 2016) acerca do design instrucional, aulas de música online, conteúdos síncronos e assíncronos, prática de conjunto e licenciatura em música a distância. Esse trabalho se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e a metodologia a ser implementada é da pesquisa-ação (GIORNO e ROSA, 2014). Na apresentação dos dados serão mostrados os perfis dos estudantes que participaram desse estudo. As estruturações das aulas foram fundamentadas a partir dos objetivos gerais do curso de licenciatura em música da UnB (CEAD, 2022), dos objetivos específicos da ementa da disciplina (SIGAA, 2022) e com base na teoria do DI e do modelo ADDIE. A discussão dos dados será feita por meio da análise diagnóstica dos dados coletados nas entrevistas (SZYMANSKI, 2000) feitas com os estudantes que participaram desse estudo e do referencial teórico trazido na revisão de literatura (COLABARDINI, 2021; ARANGO, 2014). Nas considerações finais serão discutidos os resultados parciais de como a teoria do DI e do modelo ADDIE se desenvolveram nas atividades das aulas da disciplina de prática de conjunto online, além da necessidade de ampliação de recursos tecnológicos que permitam a prática de conjunto online de forma síncrona.

Presidente - 1800845 - PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS
Interno - 1123186 - SERGIO NOGUEIRA MENDES
Externa à Instituição - LUCIANA FERNANDES HAMOND - UFMT
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 10:52