Formação em canto popular: um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com Dani Baggio
Canto Popular; Narrativas de Formação; Entrevista Narrativa (auto)biográfica; Saberes Constitutivos.
A pesquisa tem como tema o canto popular, tendo como objetivo geral compreender à luz das narrativas de formação, saberes constitutivos da formação em canto popular. O referencial teórico-metodológico utilizado foram os aportes da Pesquisa (Auto)biográfica em diálogo com o campo da Educação Musical. A fonte empregada foi a entrevista narrativa (auto)biográfica. Desta forma, as narrativas (auto)biográficas da cantora e professora de canto popular Dani Baggio apresentaram-se como um dispositivo formativo que, no processo de análise promovem uma relação de vínculo entre as dimensões do sujeito da experiência, epistêmico e (auto)biográfico levando a compreensões dentro do campo da música e da educação musical processos de musicobiografização. Esses saberes constitutivos revelam um potencial para a (auto)formação e essa compreensão de si com o canto popular vai além de competências, concepções, habilidades musicais e técnicas – elas potencializam o acontecimento apropriador revelando também, a figura do professor que tem a intencionalidade de fazer emergir no processo formativo o saber agir ao se escutar.