Banca de DEFESA: Rodrigo Zolet Pereira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rodrigo Zolet Pereira
DATA : 26/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPG- MUS/Online
TÍTULO:

A MODERNIZAÇÃO DO BAIÃO : Aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos.


PALAVRAS-CHAVES:

Música Popular Brasileira. Baião. Choro. Análise Musical. Dominguinhos.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo analisar elementos constitutivos da obra de José Domingos de Moraes (Dominguinhos) (1942-2013), acordeonista e compositor brasileiro, natural de Garanhuns-PE. Pautado em uma metodologia de abordagem técnico-musical, o estudo contou com uma coleta de dados na forma de transcrições de solos improvisados, partituras de obras do compositor e análises de registros fonográficos. A análise desses dados teve como referência teórica autores como Almir Cortes Barreto (2012), que abordou a análise da música popular, mais especificamente os elementos do baião, do frevo e do choro, e adaptou a teoria de análise da jazz theory, de Kenny e Gellrich (2002), para destacar elementos fundamentais da música brasileira em questão. A sistematização desses elementos contribuiu para identificar tais usos na música de Dominguinhos, como na constituição de alguns exemplos melódicos, bem como o conceito de “moldura padrão”, que aborda aspectos formais da música popular brasileira nos gêneros trabalhados. Além dele, Rafael Gonçalves (2017) trabalhou elementos de interação e narratividade na improvisação, com o uso de paráfrases, tradings e a metáfora de “contar uma história” com o improviso. Acácio Tadeu Piedade (2005) contribuiu com o conceito de fricção de musicalidades, utilizado para refletir sobre o processo de hibridização entre gêneros musicais na obra de Dominguinhos. Foi realizada uma catalogação de fraseados, padrões melódicos, padrões de arpejos, dentre outros elementos práticos que exemplificam a maneira de compor de Dominguinhos. Ao evidenciar características de seu estilo, foram traçadas características do idiomatismo do acordeom brasileiro presente em suas obras, bem como foi realizada uma análise de sua carreira, ao destacar elementos marcantes e recorrentes que se desenvolveram em sua trajetória como compositor, intérprete e improvisador. Esses elementos musicais foram explicitados visando contribuir com a elaboração de novas composições musicais, arranjos e métodos didáticos, e principalmente, com os trabalhos que se proponham a trazer a obra de Dominguinhos na forma de material musical prático,


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS DOS SANTOS MOREIRA - UFAL
Interno - 1800845 - PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS
Externo ao Programa - 2493625 - RENATO DE VASCONCELLOS
Presidente - 1123186 - SERGIO NOGUEIRA MENDES
Notícia cadastrada em: 11/01/2023 10:47
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