Banca de DEFESA: Paula Beghelli Neves

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paula Beghelli Neves
DATA : 21/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPG- MUS/Online
TÍTULO:

 O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE APROVADOS NOS EDITAIS DO PNLD: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA - MG


PALAVRAS-CHAVES:

PNLD. Arte. Utilização do livro didático. Educação Básica.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem provocado a produção de livros para o componente curricular Arte que abordam as quatro linguagens artísticas de maneira integrada: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Nesse contexto, este trabalho procurou conhecer e analisar o uso que professores de Arte da rede municipal de Juiz de Fora fazem desses livros didáticos nas escolas de Educação Básica em que trabalham. É importante considerar que, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/1996), a formação desses professores passa a ser específica em uma das linguagens, o que pode gerar dificuldades na utilização dos livros distribuídos pelo PNLD. Assim, os seguintes objetivos específicos foram definidos para operacionalizar a pesquisa: a) conhecer as formas pelas quais o componente curricular se materializa na rede municipal de Juiz de Fora, contexto onde os livros são provavelmente utilizados; b) investigar as concepções de ensino de Arte de professores dessa rede municipal; c) conhecer e analisar o uso que esses professores fazem dos livros didáticos de Arte em seu trabalho nas escolas de Educação Básica; e d) conhecer e analisar as opiniões dos professores de Arte a respeito das obras didáticas avaliadas e distribuídas pelo PNLD. Para tal, a pesquisa qualitativa foi caracterizada como um estudo de caso que, para a construção dos dados, utilizou-se de um questionário online, administrado aos professores de Arte em atuação nas escolas municipais de Juiz de Fora, e de entrevistas de aprofundamento com uma professora de Artes Visuais e com uma professora de Música. Apesar da taxa de respostas ao questionário não permitir uma generalização, foi possível traçar um esboço de como os livros didáticos têm sido utilizados nesta rede de ensino. O componente curricular Arte é ofertado de múltiplas maneiras nas diferentes escolas: em uma disciplina de Arte, onde professores especialistas atuam a partir de sua formação em uma das linguagens artísticas; em disciplinas específicas das linguagens artísticas; podendo ser oferecidos, ainda, um ou mais projetos que trabalham com uma dessas linguagens. Os professores de Arte na rede municipal de Juiz de Fora são, em sua ampla maioria, contratados, exercendo cargos temporários em diferentes escolas a cada ano. Dessa forma, a maior parte da amostra que respondeu aos questionários não participam da escolha dos livros didáticos, e não os utilizam em sua prática docente. Alguns professores demonstraram utilizar o livro didático como um dos recursos possíveis, dentre vários outros, para preparar as suas aulas – sempre adaptando de acordo com seus objetivos e com o contexto onde atuam. Nas entrevistas de aprofundamento, pode-se observar que, de fato, a escolha dos livros didáticos dá-se por professores efetivos que, nesse caso, são todos especializados em Artes Visuais ou Educação Artística. As professoras utilizam o livro também como um possível recurso, adaptando suas propostas a partir de suas concepções de ensino de Arte. Essas concepções se baseiam no entendimento da aula como um acontecimento artístico, estruturando-se a partir de experiências que formem e transformem os que por ela são atravessados. A professora de Artes Visuais mostrou-se mais confortável na utilização do livro didático que aborda as linguagens artísticas de forma integrada, o que pode estar relacionado ao fato de que esses livros geralmente privilegiam sua área de formação. Por sua vez, a professora de Música demonstrou utilizar muito pouco os livros, sendo sempre necessário fazer grandes adaptações a algumas propostas que dialoguem com seus objetivos. Os resultados apontam para a necessidade de pesquisas como esta em diferentes localidades do país, de forma a compreender melhor as diferentes relações estabelecidas com as obras didáticas disponibilizadas pelo governo federal. Da forma como os livros estão estruturados, eles parecem favorecer o trabalho de professores formados em Artes Visuais, sendo importante aprofundar os estudos de forma a analisar se outros formatos ou outras lógicas favoreceriam seu uso por outros professores. Todavia, resta clara a importância desse material que, não dirigindo o trabalho do professor, parece estar sendo utilizado como um aliado na prática docente. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2947380 - DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Externo à Instituição - MANOEL CAMARA RASSLAN - UFMS
Presidente - 055.973.456-56 - MARCUS VINICIUS MEDEIROS PEREIRA - UFMS
Interno - 1800845 - PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS
Notícia cadastrada em: 11/01/2023 12:59
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