"Construção do timbre do clarinetista: um estudo da produção sonora com base nos princípios da psicoacústica"
Psicoacústica; Acústica Musical; Metacognição; Clarineta; Performance Musical; Timbre do Clarinetista.
O timbre possui sua grande relevância dentro da performance musical do clarinetista, no entanto, a psicoacústica pode ser uma importante ferramenta de comparação do timbre real com o timbre ao qual se busca, e a partir disso, ser um fator determinante sobre o que se deve modificar para que se chegue no timbre uma vez idealizado por meio do feedback psicoacústico. Roederer (1998) é um importante teórico que aborda aspectos e definições trazidos desde a acústica musical até a psicoacústica. As definições de acústica e psicoacústica trazidas também por diferentes autores são de fundamental importância para que se entenda sobre como poderiam estar diretamente vinculadas ao processo modificador do timbre dentro da performance musical do clarinetista por meio do feedback sonoro. A metacognição, assim como a psicoacústica, torna-se um pilar fundamental para a caracterização da autorregulação do clarinetista para que concretize a execução uma vez idealizada.